Fertilizantes Tocantins investe R$ 52 milhões para inaugurar unidade em Goiás

A unidade terá capacidade de produção média de 60 mil toneladas de fertilizantes por mês e faz parte de um grande projeto de crescimento do Grupo EuroChem no Brasil

16.07.2018 | 20:59 (UTC -3)
Ana Paula Moraes

A Fertilizantes Tocantins (FTO), controlada pelo grupo suíço EuroChem, dá mais um importante passo em seu plano de expansão, iniciado em 2008. Nesta quinta-feira, dia 19 de julho, a empresa vai inaugurar uma nova unidade no município de Catalão (GO).

A fábrica de Catalão, que recebeu investimento de R$ 52 milhões, será uma das maiores do Estado, no seu segmento, além de ser a mais moderna. A planta, construída numa área de 18.650 m², dispõe de uma capacidade de armazenagem estática de 80 mil toneladas. A unidade vai gerar 60 empregos diretos e possui um potencial de produção média de 2,5 mil toneladas de fertilizantes/dia. Os fertilizantes serão expedidos a granel, ensacados em sacos de 50 quilos e em big bags (1 tonelada).

“Goiás sempre esteve presente no nosso projeto de crescimento, com esta nova unidade a FTO passa a atender as principais regiões produtoras do Centro-Oeste brasileiro, uma região com produtividade alta e crescente”, afirma o CEO da empresa, José Eduardo Motta, lembrando a forte presença da FTO no Estado de Mato Grosso, onde a empresa opera três unidades, Querência, Rondonópolis e Sinop, sendo que esta última unidade foi inaugurada em maio de 2018.

Com a chegada da fábrica no Estado de Goiás, que atualmente consome aproximadamente 3,2 milhões de toneladas de fertilizantes, a empresa planeja ocupar uma posição de destaque de forma ágil e eficiente. A importância estratégica de Goiás fica ainda mais evidenciada pelo fato do grupo ter escolhido a sede corporativa na capital do Estado, Goiânia.

“A expectativa é de que nos próximos anos o Estado de Goiás represente até 15% do total das vendas da empresa. Antes mesmo da inauguração já efetivamos 60% das vendas projetadas para o ano e a fábrica já possui matéria-prima suficiente para atender acima deste volume comercializado”, afirma Eric Santos, diretor de Vendas Centro-Sul da FTO.  

Produtos Especiais – Além dos fertilizantes convencionais, a nova unidade de Catalão está preparada para atender o importante mercado de produtos especiais no Estado de Goiás, tais como cana-de-açúcar, fertirrigação, entre outras. São matérias-primas nitrogenadas de base nítrica, produzidas na Europa pela EuroChem, utilizadas nestas culturas, que complementam a linha de produtos especiais da FTO conhecidas por Linha Forte.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro