Syngenta anuncia ferramenta para mapear nematoides em soja

Algoritmo permite analisar imagens de lavouras obtidas por satélites; e identificar áreas de alta infestação e estimar perdas potenciais

28.09.2022 | 08:24 (UTC -3)
Cultivar, com informações da Syngenta
Jeff Rowe e Feroz Sheikh
Jeff Rowe e Feroz Sheikh

A Syngenta Crop Protection acaba de anunciar "a primeira solução digital comercial do mundo para diagnosticar infestações de nematoides parasitas de plantas em cultivos de soja através da análise de fotografias tiradas de satélites".

Nematoides são parasitas microscópicos que vivem no solo e que se alimentam de raízes de plantas. Abrem caminhos para infecções fúngicas. Afetam a sanidade vegetal, a qualidade e o rendimento dos cultivos. Estima-se que causem prejuízos anuais de até $ 150 bilhões no mundo.

A ferramenta anunciada utiliza algoritmo para analisar imagens de lavouras obtidas por satélites. Permite identificar áreas de alta infestação de nematoides e estimar perdas potenciais.

A Syngenta informa que comercializará o serviço inicialmente para produtores de soja no Brasil. O país responde por aproximadamente 35% da produção global do grão.

No Brasil, nematódeos causam perdas estimadas em mais de US$ 5,4 bilhões por ano nas lavouras de soja.

"Os nematoides nocivos que devastam as culturas são uma grande ameaça aos agricultores e à segurança alimentar, e a Syngenta está usando soluções digitais de ponta para ajudar a combater essas pragas", disse Jeff Rowe, presidente da Global Crop Protection.

"Estamos entusiasmados com o lançamento deste produto no Brasil, e há um grande potencial para dimensionar esta solução para outros países e culturas e transformar a capacidade de tomada de decisão dos produtores", acrescentou.

O projeto resultou de colaboração de vários anos com a empresa suíça AgTech Gamaya SA. A Syngenta está integrando esta solução digital avançada dentro de sua própria plataforma de tecnologia digital, CROPWISE.

"Na Syngenta, continuaremos a investir no aprendizado de máquinas e na ciência de dados, para desenvolver mais ofertas inovadoras para os agricultores", disse Feroz Sheikh, Chief Information e Digital Officer do Syngenta Group.

"A tecnologia é uma grande adição à nossa plataforma CROPWISE, que já conecta digitalmente quase 200 milhões de acres de terra, e sublinha nosso compromisso de investir e fazer parcerias com fornecedores no espaço AgTech", acrescentou.

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