Sustentabilidade será foco da Jornada da Viticultura Gaúcha

18.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Imprensa - Emater RS

“Qualificação e diferenciação da produção de uvas para garantir sustentabilidade” é o tema da 14ª edição da Jornada da Viticultura Gaúcha, que será realizada nesta quinta-feira (20), a partir das 8h30min, na Associação Esportiva, Recreativa e Cultural dos Motoristas, em Fagundes Varela. O objetivo é disponibilizar informações e conhecimentos que auxiliem na qualificação e na agregação de valor da produção vitícola, através da adoção de tecnologias de produção sustentáveis, além de integrar os viticultores.

Conforme o coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua, a ideia é fazer uma reflexão sobre o atual momento que atravessa a vitivinicultura, além de práticas para uma produção sustentável, novos cultivares de uvas lançados pela Embrapa e o associativismo e cooperativismo como forma de integração dos produtores.

A Emater/RS-Ascar irá apresentar o trabalho e as discussões com relação à produção e comercialização de vinhos elaborados por agricultores familiares, enquanto o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) abordará a conjuntura e as tendências de mercado para a viticultura. Também haverá relatos de viticultores que adotam práticas que agregam valor à produção e visitas as vinícolas da região.

A Jornada da Viticultura Gaúcha é promovida pela Comissão Interestadual da Uva, Ibravin, STR de Flores da Cunha e Nova Pádua e também de Veranópolis, Prefeitura Municipal de Fagundes Varela e Emater/RS-Ascar. A previsão é de um público de mais de 700 produtores de uva.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025