Sustentabilidade da Vitivinicultura na Metade Sul do RS

16.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

Além de palestras teóricas, o encontro irá levantar as demandas tecnológicas da região e possibilitar a degustação de produtos típicos e visitação a vinhedos.

Começa nesta quinta-feira (17/06), em Bagé/RS, a sétima edição do Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do Rio Grande do Sul. O evento reunirá mais de 600 produtores e técnicos que irão discutir e pensar a Metade Sul com foco na sustentabilidade ambiental, social e econômica do Bioma Pampa.

O jornalista Danilo Ucha faz a palestra de abertura falando sobre “Desafios para a competitividade da vitivinicultura da Metade Sul do RS”. Na sequência, o pesquisador e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho coordena o painel sobre “Vitivinicultura no Bioma Pampa”, com a apresentação de diversos especialistas que irão abordar os diferenciais de produção de uvas e vinhos da Metade Sul. “A região se caracteriza pela produção de vinhos com menor teor de acidez, o que agrada o paladar do consumidor brasileiro”, comenta Zanus.

O segundo painel, que inicia às 16h, e terá a coordenação de Tauê Bozzetto Hamm, Gestor de Projetos do Sebrae Bagé, irá discutir aspectos do “Mercado e marketing de vinhos, sucos e espumantes” e será apresentado por representantes do Ibravin.

Encerrando o primeiro dia de atividades, os participantes terão oportunidade de participar de uma degustação temática de vinhos da região e conhecer um pouco mais sobre as vinícolas que estarão presentes apresentando seus produtos em estandes.

O segundo dia do encontro, sexta-feira, terá como principal objetivo realizar uma grande discussão sobre os “Desafios e estratégias tecnológicas para a vitivinicultura na Metade Sul”. Serão apresentadas palestras sobre os principais problemas tecnológicos e também sobre o manejo das principais doenças e pragas encontradas nos parreirais. A atividade terá a coordenação de Antônio Conte, representante da Emater/RS.

Na sequência, Jorge Luiz Hoffmann, integrante da Comissão Organizadora e representante do Comitê de Fruticultura, coordena o Workshop “Demandas tecnológicas para a vitivinicultura da Metade Sul” que possibilitará a elaboração de um documento no qual serão indicadas as demandas tecnológicas da região que deverão ser priorizadas pela pesquisa e também pela Rede de Centros de Inovação em Vitivinicultura (RECIVITIS).

Finalizando o segundo dia, será realizado o Lançamento da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha (Vinhos da Campanha), que já está articulada em busca da Indicação de Procedência, com o apoio técnico da Embrapa Uva e Vinho.

Encerrando o evento, no dia 19 de junho, sábado, será realizado um Dia de Campo na Vinícola Peruzzo em Bagé (RS).

O evento é promovido pelo Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Emater/Ascar, Ibravin, Sebrae, Prefeitura Municipal de Bagé e Associação Bageense dos Fruticultores. Conta com o patrocínio de Claro, Basf, AGCO e Massey Ferguson e com o apoio de diversas entidades.

Confira o programa completo e as orientações para inscrição no evento no endereço:.http://www.comitedefruticultura.com.br

Serviço:

O que: VII Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS

Data: 17 a 19 de junho

Local: Clube Comercial de Bagé (RS)

Inscrição: R$20,00, no local do evento

Informações:

ou (53)32426099

Viviane Zanella

Embrapa Uva e Vinho

54-3455-8084

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025