Superagro: público sugere temas para Conferência Agropecuária

23.02.2010 | 20:59 (UTC -3)

Um dos anseios dos profissionais que trabalham com a defesa agropecuária nos estados e em nível federal é a criação de uma instituição civil que reúna, além deles, pesquisadores, professores e estudantes.

O objetivo dessa agência seria o de promover o intercâmbio dos servidores com o mundo acadêmico e com os institutos de pesquisas, de forma que pudessem debater de forma permanente o tema defesa agropecuária. Esse fórum daria a esses profissionais e acadêmicos, inclusive, a oportunidade de sugerir a realização de pesquisas relacionadas ao dia-a-dia do trabalho da defesa agropecuária em âmbito nacional.

Esse desejo está expresso na Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (RITDA), por meio de um fórum de discussão que é hoje o mais acessado na rede, segundo informa Joaquim Eustaquio de Souza Amado, membro da comissão organizadora da II Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, um dos eventos da Superagro Minas 2010. “A Conferência que será realizada na Superagro decorre do Projeto de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária, que tem duração de três anos, com quase dois deles já cumpridos. O que se pretende é que transcorrido o prazo final do projeto, o tema defesa agropecuária envolvendo pesquisadores e servidores tenha um fórum permanente para a continuidade do debate dos temas do setor”, explica Joaquim Amado. Ele lembra que a inspiração brasileira pode ser a criação de uma entidade similar à Associação de Saúde Animal dos Estados Unidos, criada em 1897, pela qual, inclusive, profissionais, acadêmicos, pesquisadores e servidores da defesa sugerem propostas para as políticas de governo. A agência brasileira, entretanto, abrigaria, também a defesa agropecuária vegetal.

Interação com o público - Além da criação dessa agência, outros temas também fazem parte dos fóruns da RITDA, entre os quais a inclusão da educação sanitária na grade curricular dos cursos de medicina veterinária e agronomia e a realização de diagnósticos da estrutura da defesa agropecuária nos estados.

A RITDA possui hoje cerca de 2 mil membros, reunindo profissionais, pesquisadores, professores e estudantes, que são o mesmo público a quem se destina a II Conferência. No período que antecede ao evento, essa rede social vem funcionando como instrumento para a sugestão de temas de interesse da maioria, a serem colocados na pauta da Conferência, explica Joaquim Amado. Na RITDA os internautas podem postar e comentar mensagens de blog ou fóruns de discussão, eventos, áudios, vídeos e documentos. On line desde abril de 2009, a RITDA foi apontada recentemente pelo site Farmsphere, como uma das 100 melhores redes sociais do mundo sobre “Agricultura, Alimentos e Agronegócios”.

Interessados em participar dos fóruns e discussões e sugerir temas para a II Conferência por meio da RITDA podem acessar

.

A II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária será realizada de 26 a 29 de maio de 2010, dentro da programação da Superagro, promovida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Ministério da Agricultura. O evento terá palestras, minicursos e workshops.

Evento múltiplo - A Superagro será realizada de 26 de maio a 6 de junho, em Belo Horizonte, promovida pelo Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e pelo Sebrae Minas. Além da II Conferência, a Superagro terá a Expovet - Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários, a 50ª. Exposição Estadual Agropecuária, a 13ª. Expocachaça e o 2º. Ciclo de Aulas Técnicas, voltado para estudantes do terceiro grau de áreas afins ao agronegócio.

Mais informações:

II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária:

- fone (31) 3235.3497 e E-mail:

Vanúsia Duarte

Assessoria de imprensa

(31) 3214.2854

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025