Produtores estão usando mais fertilizantes nesta safra, diz diretor do Mapa
A Superagro Minas realiza sua sexta edição em 2010, no período de 26 de maio a 6 de junho, em Belo Horizonte, trazendo novos eventos na área do conhecimento.
A feira terá nesse ano a II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária e a Expovet - Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários, que terá uma grade de palestras com temas de mercado e saúde animal. Terá também o Ciclo de Aulas Técnicas, que volta devido ao bom desempenho alcançado em 2009 junto aos estudantes de áreas afins ao agronegócio.
A feira é uma promoção do Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae Minas. Em 2009, o evento recebeu cerca de 64 mil visitantes.
Criada em 2005, a Superagro tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento do agronegócio mineiro reunindo, no mesmo ambiente, os produtores rurais e as empresas fornecedoras de insumos, máquinas, equipamentos e serviços para as diversas atividades do agronegócio, firmando-se como oportunidade para a prospecção e realização de negócios. É oportunidade também para apresentar ao público urbano a importância do campo para o abastecimento da população e para a economia de Minas e do Brasil. De janeiro a outubro de 2009, o agronegócio mineiro movimentou R$ 83,65 bilhões, de acordo com o “Perfil do Agronegócio Mineiro”, publicado em janeiro desse ano pela Secretaria de Agricultura de Minas. O setor responde por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
Defesa Agropecuária - Na II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária estará em debate o futuro do setor, por meio de palestras, minicursos e workshops que reunirão veterinários, zootecnistas, agrônomos, biólogos, técnicos agrícolas e farmacêuticos, além de representantes de órgãos dos governos e da iniciativa privada. A Conferência vai trabalhar com base nos resultados apontados pelo Projeto de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária, realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com apoio do Ministério da Agricultura, dos órgãos de defesa agropecuária dos estados e de instituições de ensino superior e pesquisa. O projeto identificou gargalos existentes no setor em nível nacional como a necessidade de se avançar na legislação, informatização, interação entre os agentes do setor e no aumento de profissionais. “O que buscamos é uma defesa agropecuária com visão de futuro”, argumenta o coordenador do Projeto, Evaldo Vilela, lembrando que o Brasil possui reconhecidamente uma das legislações mais completas nessa área.
Vilela reforça que o Projeto surgiu da necessidade de levar o assunto "defesa agropecuária" para dentro das universidades. “O agronegócio do Brasil é potente, mas para se manter assim, precisa de uma defesa agropecuária forte. Fortalecer a área para uma atuação mais eficiente exige a formação de profissionais mais capacitados”. Vilela assegura que essa foi a motivação básica do Projeto, mas outras vieram em conseqüência, como “conhecer quais as tecnologias disponíveis no Brasil com aplicação na defesa e entender o que pensa o usuário da defesa e as demandas dos empresários do setor”. A II Conferência é uma promoção do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Ministério da Agricultura.
Expovet - As palestras programadas pela Expovet serão gratuitas e a programação preliminar já consta nos sites
e
. Poderão participar lojistas e proprietários de pet shops e médicos veterinários. Inicialmente estão previstos treze temas, focados basicamente em ações de mercado e saúde animal. Entre eles, doping em cavalos e diagnóstico e tratamento de cólicas em equinos, marketing e merchandising, consultoria administrativa e financeira para pet shops, técnicas de banho e tosa e a importância da informatização dos estabelecimentos pet. Paralelamente às palestras, a Expovet vai apresentar produtos e serviços diversos para pequenos animais nas áreas de nutrição e saúde e outros como tratamentos para emagrecimento, além de mobiliário para as lojas.
O mercado pet - que inclui pequenos animais como cães, gatos, aves e pássaros - entre outros, vem crescendo em Minas Gerais, assim como no Brasil. Somente em território mineiro há 4.698 pet shops. E para atender a esse mercado, há cada vez mais produtos, medicamentos, variedade de alimentos, serviços e acessórios, entre muitos outros. O objetivo da feira é aproximar os empresários e os profissionais do setor das últimas novidades desse segmento. “Minas é um mercado crescente, mas os proprietários dessas lojas geralmente se dedicam a todos os afazeres do estabelecimento e, com isso, não têm muita oportunidade para frequentar feiras, principalmente fora do Estado. A Expovet na Superagro terá a função de fazer essa ponte entre profissionais, empresários e mercado”, explica Fabiana Braz, da Primor Eventos, empresa que realiza a feira.
Mais informações:
Expovet:
– fone (31) 3444.9002 – E-mail:
-
II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária:
- fone (31) 3235.3497 e e-mail:
Vanúsia Duarte
Assessoria de imprensa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura