Sumitomo Chemical traz soluções BioRacionais para o mercado agrícola

Produtos biológicos ou de origem natural, os BioRacionais atuam tanto na proteção de plantas como na produtividade ou na melhor qualidade da produção

19.01.2022 | 16:15 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte
Do lado esquerdo, uva com a utilização do ProTone. - Foto: Divulgação
Do lado esquerdo, uva com a utilização do ProTone. - Foto: Divulgação

Desde a sua fundação, há mais de 100 anos, a Sumitomo Chemical traz como filosofia a eficiência das soluções com sustentabilidade. E o pioneirismo em pesquisa e desenvolvimento de produtos BioRacionais é o maior exemplo disso. Os produtos são seletivos, com ações específicas em doenças que atacam as lavouras, e totalmente sustentáveis.

De acordo com Ronald Weber, agrônomo e head de BioRacionais da Sumitomo Chemical para a América Latina, é regra do BioRacional ter uma ação seletiva, combatendo somente o alvo para o qual foi desenvolvido, podendo ser utilizado na agricultura convencional e orgânica. “A natureza é muito sábia e a gente está conseguindo aproveitar de uma forma mais tecnológica alguns recursos milenares, que sempre funcionaram naturalmente”.

O mesmo conceito foi ampliado pensando também na saúde do solo. “Hoje a saúde do solo passou a ser um novo foco da empresa, reconhecendo a contribuição de um solo saudável para melhor produção de plantas, de plantas mais tolerantes a estresses e que permitam promover uma maior produtividade”, reforça Weber. Sobre a saúde do solo, a empresa prepara o lançamento de um novo produto a base de fungos micorrízicos arbusculares que interagem com o sistema radicular da planta, melhorando acesso e aproveitamento de água e nutrientes no solo.

Os BioRacionais têm como base componentes microbianos, extratos vegetais e também reguladores vegetais. A aplicação de reguladores reforça os balanços hormonais que promovem as mudanças fisiológicas nas plantas e contribuem para acelerar ou fortalecer a produção de alimentos.

Portfólio

Entre as soluções disponíveis pela Sumitomo Chemical ao produtor rural estão os inseticidas biológicos à base de Bacillus thuringiensis. O DiPel, que em 2021 comemorou aniversário de 50 anos do primeiro registro nos Estados Unidos, é um inseticida largamente utilizado no controle de lagartas de difícil controle.

Outros BioRacionais, bem conhecidos pelo produtor rural, são os reguladores vegetais Maxcel e ProGibb. O primeiro tem como característica melhorar a arquitetura da soja para buscar maior número de nós produtivos. Já o ProGibb atua no momento do florescimento, melhorando a fixação das flores e assegurando maior número de vagens por planta. A combinação das duas soluções visa o aumento da produtividade da lavoura de soja.

Já o ProTone, outro regulador vegetal, é voltado à uva de mesa colorida, para melhorar a coloração delas, elevando o valor comercial para o produtor. Lançado em setembro de 2021, o Aveo é um BioRacional feito de Bacillus amyloliquefaciens aplicado no tratamento de sementes de soja e oferece uma proteção para o desenvolvimento inicial da planta, criando um biofilme contra nematoides – que atacam as raízes.

“Estamos investindo bastante em pesquisa e desenvolvimento para trazer soluções biológicas para o produtor rural, que começou a incorporar as soluções BioRacionais no seu manejo das lavouras. E a aposta é que esse mercado tende a se fortalecer cada vez mais, atuando de forma integrada com as soluções convencionais já utilizadas atualmente, agregando mais sustentabilidade a cada dia no manejo das lavouras”, destaca o head da Sumitomo Chemical.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024