A Sumitomo Chemical– responsável pelo desenvolvimento, fabricação e venda de soluções para proteção de cultivos e de pastagem – acaba de encerrar a captação de R$ 500 milhões para financiamento de clientes. Para isso, a Companhia levantou recursos de investidores por intermédio do FIDC Opea Agro Sumitomo Chemical, da Opea Gestora. O FIDC tem a Opea como gestora, a Vórtx como administradora e foi distribuído pelo Banco BNP Paribas. Ele conta com cotas seniores (com rating AAA (bra) da Fitch Ratings) e subordinadas (rating A(bra)- na Fitch Ratings).
Os recursos se destinam a financiar a compra de insumos agrícolas por distribuidores, cooperativas e produtores rurais, de todos os estados brasileiros, parceiros da Sumitomo Chemical. A transação visa suportar o aumento da necessidade de crédito e financiamentos dos clientes da Sumitomo Chemical.
“A cadeia do agronegócio tem sido impactada pelo aumento do custo de produção combinada a uma restrição de crédito em função das incertezas macroeconômicas globais. Estamos muito felizes em poder ajudar com a viabilização de mais alternativa de financiamento para suportar nossos clientes diante do cenário desafiador atual, que combinado ao portfólio tecnológico exclusivo da Sumitomo Chemical, entregará uma proposta completa e diferenciada aos nossos clientes.”, explica Iara Souza, Diretora Financeira da multinacional japonesa.
“Cada vez mais as empresas do agro precisarão de instrumentos de mercado de capitais, como FIDCs ou CRAs, para se financiar. Com o FIDC da Sumitomo Chemical, viabilizamos uma alternativa de crédito importante para produtores e fornecedores da empresa, um parceiro de longa data”, afirma Renato Barros, Head de Agro da Opea.
O fundo criado especialmente para a Sumitomo Chemical marca ainda o início das operações da Opea Gestora, uma empresa da Opea. “O fundo reúne uma solução completa ao entregar eficiência para a Sumitomo Chemical; controles e processos eficazes e transparentes para os investidores; e crédito aos produtores rurais e outros players do segmento agro. Esse produto só foi possível pois aliamos nossa experiência em securitização com a oferta de sistemas e serviços que suportam toda a cadeia do fundo – desde a originação e formalização do crédito até a efetiva cessão, passando por gestão de cobrança e monitoramento de garantias”, explica Emerson Lopes, Head da Opea Gestora. "E não poderíamos ter começado de forma melhor. Estamos especialmente felizes de que o primeiro fundo da nossa gestora tenha como foco impulsionar o agro, um dos mais relevantes setores produtivos do Brasil”, acrescenta.