Sumitomo Chemical entra no hub de inovação AgTech Garage

Companhia de origem japonesa focada planeja elevar participação da unidade brasileira nos negócios globais, após aquisição de ativos da Nufarm

18.06.2020 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

Logo após consolidar a aquisição dos ativos da Nufarm, a subsidiária brasileira da japonesa Sumitomo Chemical anuncia que firmou acordo de cooperação tecnológica com o hub de inovação AgTech Garage. Instalado no Parque Tecnológico de Piracicaba (SP), descrito como o ‘Vale do Silício Brasileiro”, o AgTech Garage reúne quase 400 startups conectadas, além de mais de 1 000 profissionais atuantes e em torno de 30 grandes empresas apoiadoras.

CEO do hub, o engenheiro químico José Tomé enfatiza que o AgTech Garage é centrado exclusivamente no agronegócio. “Todas as iniciativas são voltadas a aumentar a sustentabilidade, a competitividade e o potencial de inovação do agro”, destaca o executivo. “Por meio de nossa plataforma digital, colaborativa, conectamos startups a oportunidades de negócios abertas nas grandes empresas parceiras, como a Sumitomo Chemical. São também atores dessa relação investidores do setor, agricultores e a academia.”

Para o diretor de customer marketing Latam da Sumitomo Chemical, engenheiro agrônomo Celso Macedo, o estreitamento de negócios entre grandes corporações e startups de perfil disruptivo configura “um caminho sem volta”. “Este modelo tende a acelerar o desenvolvimento de soluções digitais, um dos eixos estratégicos para o crescimento perseguido pela Sumitomo Chemical, e também agregará mais valor ao nosso negócio”, diz o executivo.

Conforme Macedo, a Sumitomo Chemical constitui uma companhia focada na inovação, na pesquisa e no desenvolvimento de novas moléculas químicas. “Temos hoje pela frente o desafio de unir este conhecimento, inerente ao negócio da companhia, ao pleno domínio de tecnologias avançadas em suporte à produtividade. O agronegócio digitalizado avança dia a dia e as soluções mais robustas vêm de dentro das startups de base tecnológica.”

Macedo acrescenta ainda que a Sumitomo Chemical Brasil tem investido fortemente nas áreas de marketing digital, agricultura de precisão e na digitalização em suporte ao manejo de pragas, doenças e plantas daninhas. “A proximidade com startups do hub AgTech Garage trará ainda mais agilidade e competitividade, neste momento em que a matriz elegeu o Brasil como o principal mercado para crescer no agronegócio”, conclui o executivo.

Nos últimos dias, o presidente da Sumitomo Chemical para a América Latina, Juan Agustin Ferreira Espinosa, reforçou ser o agronegócio brasileiro o principal foco para avanço da empresa, no setor, na América Latina. Segundo Espinosa, a área de Crop and Health respondeu, em 2018, por 15% da receita total de US$ 21 bilhões da companhia, uma cifra equivalente a US$ 3,2 bilhões. Com a aquisição da Nufarm, conforme o executivo, essa proporção salta para 30%, impulsionada pelo negócio de soluções agrícolas. Ainda de acordo com Espinosa, a expectativa é a de que em cinco anos essa participação seja elevada a 50% da receita total, ancorada no lançamento de produtos.

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