FPT Industrial lança família de motores F5 para máquinas compactas

Motores se destacam pela alta densidade de potência e torque

17.06.2020 | 20:59 (UTC -3)
Renato Fonseca

Uma família de motores leves, de baixo peso, que acompanha a tendência global de downsizing e assegura o melhor desempenho da classe da agricultura à construção, passando pela geração de energia. Essa é a Família F5 da FPT Industrial, composta dos motores FPT F32, de 3,2 litros, e do FPT F34, de 3,4 litros, que aliam baixo custo operacional, fácil manutenção e desempenho até mesmo nas condições mais exigentes.

Disponível em configurações de quatro cilindros de 58 cv a 115 cv de potência, injeção mecânica ou eletrônica Common Rail, esta família se destaca pela alta densidade de potência e torque, com respostas rápidas e precisas em baixas rotações e consumo de combustível até 6% inferior aos principais concorrentes.

FPT F32
FPT F32

Em todo o mundo, os motores FPT F5 estão presentes em mais de 1.500 aplicações. “O amplo leque de configurações torna a Família F5 adequada para uma grande variedade de aplicações, desde máquinas de construção compactas até aplicações industriais, bem como tratores agrícolas. A série sintetiza o que há de mais avançado em pesquisa e desenvolvimento, reforçando o DNA inovador da marca”, afirma o diretor de Engenharia da FPT Industrial, Alexandre Xavier.

Para missões mais exigentes

Concebida tendo em conta as necessidades dos clientes, os propulsores apresentam interfaces amigáveis e simples para manutenção, uma vez que reparos de filtros podem ser efetuados em somente um dos lados do conjunto, assegurando operações fáceis, rápidas e seguras. Juntamente com um desempenho excepcional e longos intervalos para trocas de óleo, as vantagens tornam a Família F5 preparada para as missões mais exigentes, como operações em inclinações elevadas e arranque a frio sob temperaturas de até -25°C.

O motor FPT F32, com injeção mecânica e turbocompressor de geometria fixa, utiliza soluções técnicas testadas e comprovadas, fornecendo o equilíbrio perfeito entre desempenho e facilidade de manutenção.

De maior cilindrada e injeção Common Rail, o motor FPT F34 reúne potência e o melhor torque da categoria. Os sistemas E-EGR (Recirculação de Gases de Escape) com arrefecimento externo e DPF (Filtro de Partículas de Diesel) asseguram o melhor desempenho da classe para máquinas de dimensões compactas.

Resistência a ruídos e vibrações

A Família F5 está disponível em versões estruturais e não estruturais. A primeira delas, com cabeçote em ferro fundido, é pré-requisito para aplicações agrícolas, de forma a maximizar a resistência da estrutura e reduzir o ruído e a vibração.

Na América do Sul, os motores equipam tratores agrícolas da Case IH e New Holland Agriculture, e minicarregadeiras da CASE e New Holland Construction, marcas que fazem parte da CNH Industrial. Também estão presentes em diversas aplicações para as demais marcas do mercado.

“A série F5 representa a solução compacta e flexível para aplicações leves e intermediárias, garantindo alto desempenho com baixos custos operacionais”, reforça o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, André Faria.

Modulável para instalações de energia 

Os motores FPT F32 e FPT F34 para geração de energia tem dimensões reduzidas, se adaptando ao local de instalação de forma modular. De série, vêm equipados com ventoinha de velocidade fixa. Opcionalmente, podem ter regulador eletrônico, que mantém regime de velocidade constante independentemente da carga, assegurando o fornecimento de energia em qualquer situação.  

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024