Sula Guzerá realiza dois grandes leilões em 2011

02.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

Nos próximos meses de junho e julho, o Sula Guzerá ofertará o que há de melhor do seu rebanho em dois grandes leilões, o 2º Virtual de Produção e o 2º de Elite. O de Produção será realizado dia 23 de junho, feriado de Corpus Christi, às 21 horas, com transmissão pelo Canal Terraviva. Já o 2º Leilão de Elite, está marcado para dia 15 de julho (sexta-feira), às 20 horas, durante a ExpoAgro 2011, no tattersall do Parque de Exposições de Governador Valadares, MG.

 

Para o Leilão Virtual de Produção foram selecionados reprodutores e fêmeas PO de alto padrão genético e, para o de Elite, bezerras, prenhezes e doadoras de elite. Devido o sucesso dos dois leilões no ano passado, é grande a expectativa não só pelos mineiros mas, também, por criadores de vários pontos do País, interessados em adquirir genética das principais doadoras do Sula Guzerá. O criatório tem como um dos principais destaques a vaca Dica da Ilha Funda, filha de Cabul III S, grande campeão da raça.

 

Dica começou sua trajetória de sucesso e a acumular prêmios a partir de 2006, quando conquistou seu primeiro título, de Vaca Gran Sênior da ExpoAgro. Em 2008, foi sagrada Grande Campeã na categoria Vaca Leiteira e Reservada Campeã do Torneio Leiteiro da SuperAgro, com a média diária de 38,28 kg e peso de 975 kg. É mãe de Grinalda Ilha Funda - Sula 489, Campeã Vaca Leiteira Dupla Aptidão na SuperAgro 2010, com a média diária de 30,505 kg de leite. O pai de Grinalda é o touro Abaeté S, um dos ícones da raça Guzerá.

 

Trajetória de sucesso

A história do criatório começou em 1997, na Fazenda Ilha Funda, região mineira de Governador Valadares, com Agostinho e Agostinha Naves Aguiar, pai e filha, que investiram na raça e iniciaram a formação do plantel. Adquiriram as primeiras matrizes, um lote do Guzerá Peixe Branco e, outro, do dr. Lauro Penna, respeitados criatórios da raça. A intenção era, e é, produzir o que há de melhor e, por isso, compraram, em 2000, um reprodutor que, segundo Agostinha, "fez toda a diferença": Trata-se de Cabul III S, um dos mais premiados da raça. Ainda em 2000, o criatório passou a participar do programa Geneplus/Embrapa.

 

Em 2002 nasceu a grande estrela do Sula Guzerá, Dica da Ilha Funda. A partir daí começaram as participações em grandes feiras como Feileite, Expovale e Expoagro e, consequentemente, a coleção de títulos, inclusive com outras matrizes: Granola, Janaúba, Invocada, Festa e Fervura.

 

Hoje, a marca Sula Guzerá é conhecida como o que há de melhor em genética Guzerá e comercializa animais meio sangue e tourinhos. Agostinha ressalta que o grande diferencial considerado pela família Naves Aguiar é a exploração das melhores características da raça e, principalmente, sua dupla aptidão.

 

Para que o rebanho Sula Guzerá atingisse o nível de respeitabilidade e confiança entre os produtores de leite, principalmente dos criadores da raça Guzerá, foram necessários investimentos em tecnologia no trato e manejo dos animais, além da participação de programas de melhoramento da raça e do controle leiteiro oficial da ABCZ.

 

Esse trabalho, segundo Agostinha, tem como objetivo explorar a dupla aptidão do Guzerá, mas pretende ir além: "quero a tripla aptidão, isto é, fortalecer a pureza racial, além da carne e leite".

 

A seriedade e o compromisso em oferecer o que há de melhor geneticamente são fatores que transformaram os leilões do Sula Guzerá em sucesso de público e de vendas.

 

André Luiz Casagrande

Grupo Publique

(11) 3063-1899

andre@publique.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025