Stephanes participa do lançamento de agenda do cooperativismo agrícola

03.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

“A agricultura é forte e tem muito peso na economia brasileira. Sendo grande exportador o País necessita de uma agenda para demonstrar ao governo, o que ela efetivamente representa”, afirmou, nesta quarta-feira (03/03), o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

A declaração foi dada durante lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2010, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

O ministro recebeu a agenda do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, e destacou a importância dos pontos abordados no documento. Stephanes acredita que essa ação cooperativista deve ser seguida por outras áreas. “Todos os setores precisam ter uma agenda, não só o ministro da Agricultura,” completou.

Presente no evento, o relator da Comissão Especial do Código Florestal Brasileiro, deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP), foi elogiado pelo ministro Stephanes. “Muitos me perguntam se o Aldo mudou de posição, se virou ruralista. A minha resposta é que se trata de uma pessoa intelectualmente capaz e que já foi ministro da Defesa. É um homem que lê e viajou ao interior do País para ouvir as pessoas sobre agricultura e meio ambiente”, destacou. Ele disse, ainda, que os representantes da agricultura brasileira foram “extremamente hábeis ao indicá-lo como relator do Código Florestal”.

Meio ambiente - O princípio de reciprocidade nas questões ambientais para países importadores foi defendido pelo ministro. Ele explicou que muitos clientes estrangeiros fazem exigências sobre o desmatamento ou locais de plantio, mas não garantem a contrapartida, no caso de suas exportações. Stephanes citou o caso de estados brasileiros que fazem fronteira e não podem desmatar, mas compram de países vizinhos que adotam essa prática e provocou: “ao exigir reciprocidade, é provável que a Europa não possa mais nos vender queijos e vinhos, porque não tem reserva legal nem margens de rios protegidas”.

Edit Silva

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025