Fenagro: Prêmio Destaque do Agronegócio Baiano valorizou os melhores do setor
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, enfatizou a importância da pasta nas discussões relativas ao meio ambiente, nesta terça-feira (08/12), durante a audiência pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que trata do código florestal.
Ele destacou o alto nível do trabalho desenvolvido sobre o tema em instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e no próprio Ministério da Agricultura.
“Temos dezenas de especialistas, doutores e pós-doutores analisando a compatibilidade entre a produção agrícola e o meio ambiente e estudando o impacto das mudanças climáticas na agricultura”, acrescentou.
Stephanes lembrou, no entanto, que nem sempre a Agricultura é chamada para participar de processos decisórios importantes para o setor. Como exemplo, ele mostrou aos parlamentares presentes, um livro de mil páginas que consolida as leis do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e que não teve a participação de técnicos de órgãos ligados à Agricultura. “Os debates estão em nível doutrinário e não científico”, enfatizou. Ainda na ocasião, o ministro informou que a agricultura pode contribuir para a redução de 20% nas emissões de gases de efeito estufa em até dez anos.
Eline Santos
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura