Stephanes debate agricultura sustentável na Amazônia

12.02.2009 | 21:59 (UTC -3)

O uso do manejo sustentável nas propriedades rurais do País foi defendido pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, na palestra As alternativas para a produção sustentável na Amazônia Legal, evento paralelo realizado durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, quarta-feira (11/02), em Brasília.

Stephanes ressaltou a importância da pesquisa como instrumento de agropecuária sustentável e citou o mecanismo de plantio direto na palha, como a primeira grande mudança tecnológica ocorrida nas lavouras brasileiras. “Hoje temos outras tecnologias disponíveis que garantem a prática da agricultura sustentável em todas as regiões”, destacou.

Como forma de valorizar a pesquisa agropecuária no bioma Amazônia, o ministro Stephanes lembrou que serão instaladas unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Mato Grosso e Tocantins, ainda este ano, e no Maranhão, em 2010. Os três centros de pesquisa serão construídos com orçamento do PAC Embrapa.

A pecuária sustentável no bioma foi defendida por Stephanes, perante os prefeitos e prefeitas da Amazônia Legal, quando citou como exemplo a prática da integração lavoura-pecuária. “A intensificação de estudo dos solos para avaliar as condições de áreas que possam utilizar esse sistema é uma das medidas em análise para sustentabilidade”, afirmou.

O ministro fez questão de destacar ser contrário ao desmatamento da Amazônia por meio da pecuária. “Não faz sentido desmatar cinco milhões de hectares para colocar cinco mil cabeças de bois. Eu defendo desmatamento zero no Bioma Amazônico”.

Lis Weingärtner

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025