Startup agro é selecionada em programa de aceleração internacional

Adroit está entre as jovens e promissoras empresas escolhidas na InvestSP, iniciativa em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo

21.01.2022 | 08:27 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

A agtech Adroit está entre as selecionadas do SP Global, o Programa de Aceleração para Internacionalização de startups Paulistas, iniciativa da InvestSP em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. A ideia é prepara-las para o mercado internacional, o que fortalece a estratégia do Governo do Estado em buscar novos parceiros comerciais e tornar as empresas locais mais competitivas.

Das mais de 100 startups inscritas, foram selecionadas 10, que se enquadram como retailtechs, fintechs, edtechs, agtechs e foodtechs, com base na área de atuação de cada uma. “O Estado de São Paulo é o principal hub de inovação brasileiro, tanto que a maior parte dos unicórnios do Brasil nasceu aqui e o apoio da InvestSP deve ser decisivo para que as startups tenham um crescimento”, afirmou Gustavo Diniz Junqueira, presidente da InvestSP.

De acordo com Luiz Filipe Olivan, responsável pela expansão internacional da empresa, estar nesse top 10 é uma conquista muito grande. “Ter o apoio e o reconhecimento do Governo do Estado e da InvestSP no que diz respeito em poder exportar para outros países os resultados de uma tecnologia brasileira nos deixa muito felizes. Somado a isso, poder ter acesso a um programa de capacitação direcionada, com mentoria e abertura de mercado, certamente facilitará nossa expansão e crescimento de forma mais assertiva”, diz.

O programa

O SP Global está estruturado em três fases: capacitação, imersão e scaling-out. Na primeira etapa, os empreendedores recebem informações e conhecimento para aprimorarem seus modelos de negócio, inclusive com mentorias para a realização de análises de mercado, que permitirão definir qual país deve ser o principal foco das ações.

Na fase da imersão, serão feitas reuniões com players dos mercados alvos para validar ideias e criar uma rede de contatos, o que permitirá identificar forças e oportunidades e avançar no desenvolvimento do plano de internacionalização.

Por fim, na etapa de scaling-out, a startup coloca este plano em prática com acompanhamento e suporte contínuo da InvestSP para garantir que o negócio cresça de forma estruturada.

Internacionalização

O processo de internacionalização visa garantir que as startups selecionadas no programa conquistem um dos seguintes mercados-prioritários: Alemanha, França, Reino Unido e Península Ibérica (Portugal e Espanha). Para Olivan, poder acessar principalmente a região da Península Ibérica será muito importante para a Adroit.

Isso porque essa região tem um papel relevante dentro da citricultura no mercado europeu, motivo pelo qual em 2019 os diretores da empresa realizaram uma visita em um produtor na região de Sevilha. Ainda segundo ele, apesar das técnicas e condições de plantio apresentarem características distintas, bem como a extensão das áreas plantadas serem menores do que as verificadas no Brasil, as informações coletadas pela tecnologia Leafsense poderão auxiliar os produtores europeus. “Podemos ajudar em decisões que envolvem o ponto de colheita, calibre e maturação dos frutos, possibilitando assim maiores ganhos de produtividade naqueles pomares”, finaliza o diretor.

Sobre

A Adroit foi criada com o objetivo de reinventar o monitoramento dos pomares. A empresa desenvolveu a tecnologia LeafSense, que combina Inteligência artificial e sensores inteligentes, para possibilitar a Agricultura de Precisão na fruticultura, otimizando a produtividade e reduzindo custos. Mais informações: https://adroitrobotics.com.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024