STAB abre segunda turma do MTA em Piracicaba

17.07.2015 | 20:59 (UTC -3)
Jacqueline Rita da Silva Rocha

A Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB) vem trabalhando forte na qualificação de profissionais para o setor sucroenergético por entender que a profissionalização das unidades produtoras de açúcar, álcool e energia traria um ótimo retorno, não apenas financeiro, mas, principalmente, na qualidade de vida do enorme contingente de profissionais que trabalham neste segmento.

Sendo assim, a STAB abre inscrições para a segunda turma do curso de pós graduação Lato Sensu MTA - Master of Technology Administration, com foco em Gestão Industrial Sucroenergética voltado para engenheiros, administradores, economistas, tecnólogos e demais profissionais com formação em nível superior que exercem ou pretendem exercer atividades em empresa pública ou privada, bem como instituições de ensino superior relacionadas ao setor.

Com esse propósito, a STAB irá qualificar profissionais em cursos que hoje são realizados em Sertãozinho e Catanduva, cidades do Estado de São Paulo produtoras de cana, açúcar e etanol do Brasil.

Através de uma parceria entre a STAB e o Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (DTAISER/CCA/UFSCar), o curso, composto por uma grade curricular de 360 horas de aulas presenciais, objetiva fornecer conhecimentos necessários à capacitação de profissionais para atuarem na gestão de tecnologias da produção sucroenergética.

De acordo com o professor e coordenador, Prof. Dr. Octávio Antonio Valsechi (Vico), este projeto trará inovações tecnológicas e tendências com maior eficiência no processo de produção de açúcar, etanol e energia. “Nosso principal objetivo é proporcionar aos alunos um aprendizado contínuo para acompanhar as mudanças técnicas, econômicas, institucionais e socioambientais que estão ocorrendo no setor, bem como a internacionalização da cana-de-açúcar para atender a demanda da nova era da bioenergia”.

Tópicos abordados - Entre os tópicos que o MTA irá abordar estão: matéria-prima para a produção de açúcar, álcool e bioenergia, produção de cana-de-açúcar orgânica, remuneração da matéria-prima, manejo varietal, mercados e perspectivas para açúcar, álcool e energia, o setor sucroenergético e o mercado de carbono, preparo, extração e purificação de caldo, controle de qualidade de produtos e subprodutos, operações unitárias no processo de produção, monitoramento e controle biológico em usinas, contaminação bacteriana na fermentação alcoólica, perdas no processo, geração e co-geração de energia, gestão de insumos, gestão de água e de resíduos na indústria, novas tecnologias no setor sucroenergético, gestão de recursos humanos, gerenciamento de projetos de pesquisa e de desenvolvimento, logística industrial, as novas oportunidades para o setor e metodologia científica.

As inscrições vão até dia 31 de julho pelo site www.mta.ufscar.br.

O curso terá início dia 1 de agosto deste ano, com aulas ministradas em sábados alternados, das 8h30 às 17h30, no auditório da STAB, na avenida Carlos Botelho, 757, em Piracicaba, SP.

Associados à STAB têm 10% de desconto nas mensalidades.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro