Café: seminário apresenta evolução do setor nos últimos 38 anos
Reunião nesta quarta-feira (19/05) marca o ato de instalação de uma unidade experimental de pesquisas.
Uma reunião envolvendo produtores rurais, pesquisadores e técnicos ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Apta/SAA), dos escritórios de Desenvolvimento Rural da Pasta em Presidente Prudente e Presidente Venceslau, membros da prefeitura de Mirante do Paranapanema, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nesta quarta-feira (19/05), a partir das 10 horas, na Câmara Municipal de Mirante, vai marcar o ato de instalação de uma unidade experimental de pesquisas no município.
A iniciativa foi possível a partir da publicação recente de um decreto em que o Itesp cede uma área de 12,3 hectares para a Secretaria. Agora, nessa primeira reunião, serão definidas estratégias, linhas de atuação e demandas em termos de infraestrutura e equipamentos. Pesquisadores dos polos da Alta Sorocabana (com sede em Prudente) e Médio Paranapanema (Assis) vão atuar na unidade, principalmente para gerar e transferir tecnologias. “Essa é uma coisa inédita no Estado”, pontua o coordenador da Apta, Orlando Melo de Castro, que estará presente no evento.
Para os produtores assentados, a proximidade com as áreas de pesquisa e de extensão da Secretaria são as principais vantagens da unidade experimental. Entre eles predominam o cultivo de frutas, mandioca, cana forrageira e a produção de leite.
Também deverão participar da reunião o diretor-técnico do polo de Assis, Ricardo Kanthack, o diretor-técnico do polo de Presidente Prudente, Nobuyoshi Narita; o prefeito de Mirante, Eduardo Piazzalunga; o secretário de Agricultura do município, Junior Quirino Cavalcante; os diretores dos EDRs de Prudente, Celestino Rioiti Kiryiu, e de Venceslau, Clóvis Antônio de Alencar; o diretor do Itesp Regional Oeste, Marco Túlio Vanalli, e Mirante do Paranapanema, Afonso Fonseca; o coordenador regional do Incra, Núcleo Teodoro Sampaio, Sidney Aparecido de Macedo, e do Núcleo em Mirante, Josenilton Xavier do Amaral; o coordenador da Associação de Desenvolvimento União da Vitória, Zelitro Luz da Silva, e o da Associação Regional de Cooperação Agrícola, Felinto Procópio dos Santos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria - 11 5067-0069 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura