Soluções integradas em sementes, defensivos e ferramentas digitais são destaque da BASF no Congresso do Algodão

BASF lança fungicida Belyan com o ingrediente Revysol

15.08.2022 | 16:48 (UTC -3)
Barbara Nere Honorato
BASF lança fungicida Belyan com o ingrediente Revysol. - Foto: Divulgação
BASF lança fungicida Belyan com o ingrediente Revysol. - Foto: Divulgação

A BASF apresenta soluções integradas em sementes, defensivos e ferramentas digitais durante o 13º Congresso Brasileiro do Algodão. A empresa é parceira dos agricultores em todas as fases dos cultivos e por isso trabalha com uma visão holística da cultura, entendendo as necessidades do agricultor para a produção de algodão no Brasil. O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) nos dias 16 a 18 de agosto.

Lançamento de fungicida

O grande lançamento é o fungicida Belyan, indicado para o controle do complexo de doenças do algodoeiro - incluindo a ramulária, que é considerada a principal delas. Esta nova solução fará parte de uma geração de produtos inovadores que proporcionará maior sanidade aos cultivos, como explica Luiz Fernando Straioto, gerente de Marketing de Algodão e Feijão da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.

“Belyan traz em sua fórmula o ingrediente Revysol que é uma das grandes inovações da BASF em nível global nos últimos anos. Esta nova solução vai contribuir para o controle e manejo de resistência de fungicidas nas lavouras. Belyan fará parte de uma família de produtos para levar maior sanidade e contibuir para a longevidade dos cultivos”, conta Straioto. A novidade já está disponível comercialmente para a safra 2022/23 de algodão.

Semente e Tecnologias

A marca de sementes líder de mercado, FiberMax, tem como destaque o lançamento da tecnologia TLP (TwinLinkPlus), inovação que oferece tripla proteção às lagartas e tolerância ao herbicida Liberty. Esta é mais uma importante ferramenta para o melhor manejo no sistema produtivo algodão - soja.

“Esta tecnologia foi desenvolvida exclusivamente para atender as necessidades dos cotonicultores brasileiros. As variedades TLP não possuem resistência ao herbicida glifosado, o que facilita o manejo das plantas daninhas e principalmente das plantas voluntárias e soqueiras de plantas de algodão. Assim, todo o sistema produtivo é beneficiado”, afirma Warley Palota, gerente Sênior de Negócios de Sementes de Algodão da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.

Outro destaque em sementes são as variedades lançadas recentemente com Resistência Múltipla a doenças como a ramulária e/ou pragas como os nematoides de galha. Essas caracteristicas ajudam a preservar o potencial produtivo das variedades e contribuem para a otimização no uso de defensivos agrícolas, além de atender aos padrões de qualidade de fibra esperados pelos agricultores e pela indústria têxtil.

Agricultura Digital

Fechando o pacote de soluções integradas da BASF, a marca global de agricultura digital xarvio é grande aliada para um sistema de produção mais eficiente, rentável e sustentável. Pela primeira vez presente no evento, o xarvio apresentará os benefícios obtidos com os recursos da plataforma FIELD MANAGER que possibilitam maior assertividade na tomada de decisão, além de economia de recursos usados no manejo da safra.

A coleta e uso de dados permitem identificar plantas daninhas, otimizar insumos da dessecação pré-colheita, ajustar a adubação nitrogenada e cuidar da sanidade das lavouras. Para o algodão, a ferramenta também auxilia no uso e manejo de regulador de crescimento. “A tecnologia do xarvio está integrada com as demais soluções oferecidas pela empresa para o melhor manejo das lavouras, desde antes do plantio até a pós-colheita”, conta Lucas Marcolin, gerente Comercial do xarvio Digital Farming Solutions.

Algodão rastreável

O SouABR (Algodão Brasileiro Responsável) é o primeiro programa de rastreabilidade da indústria têxtil do Brasil e faz parte do Movimento Sou de Algodão liderado pela ABRAPA e que tem a BASF como uma das empresas apoiadoras.

Através da tecnologia blockchain, que funciona como um banco de dados que registra informações em blocos criptográficos de forma a impedir alterações, é possível rastrear o algodão certificado ABR (Algodão Brasileiro Responsável) desde a fazenda de origem até às lojas. Boa parte da fibra utilizada nas peças de roupas rastreáveis é originada a partir das sementes de algodão FiberMax e já faz parte do dia a dia de milhares de pessoas.

Serviço

13º Congresso Brasileiro do Algodão

Data: 16 a 18 de agosto

Local: Av. Octávio Mangabeira, 5.490, Boca do Rio, Salvador -- Bahia/BA

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024