Solbras e Valley lançam pivô acionado por energia solar

Empresas apresentam solução que possibilitará uso da irrigação em áreas sem acesso à rede elétrica

06.07.2020 | 20:59 (UTC -3)
Faeza Rezende

Esta semana foram finalizados e aprovados todos os testes do pivô central acionado exclusivamente por energia solar. A solução é anunciada um mês após a aquisição da Solbras – Energia Solar do Brasil pela Valmont Industries, Inc., que também é dona da marca Valley. A novidade promete ampliar as áreas irrigadas no mundo, possibilitando o uso da tecnologia em locais sem acesso à rede elétrica.

O projeto foi desenvolvido em conjunto pela Solbras e pela Valley. Ao todo, foram mais de seis meses de pesquisa e desenvolvimento. “Estamos apresentando o fruto de um trabalho arrojado das duas empresas. Afinal, a potência envolvida no acionamento dos pivôs é alta e a fonte solar é intermitente, o que poderia tornar o funcionamento do pivô um pouco instável. No entanto, o dimensionamento correto do sistema fez com que o pivô entregasse todos os parâmetros exigidos para a irrigação”, afirmou o Diretor de Operações da Solbras, Fábio Mucin.

O piloto foi implementado em Minas Gerais, maior polo de irrigação do país, onde foi instalada uma usina fotovoltaica exclusivamente para o teste. Com potência de 128 kWp, o sistema alimenta um pivô capaz de irrigar 96,4 hectares por uma média de 6 a 8 horas/dia. Após mais de um mês em funcionamento com resultados satisfatórios, o projeto foi comissionado e a solução será disponibilizado ao mercado nas próximas semanas para toda a rede da Valley no Brasil e no mundo.

“Estamos revolucionando o mercado, democratizando o acesso à irrigação e oferecendo a produtores de todo o mundo a possibilidade de aumentarem sua produtividade. Uma solução desenvolvida no Brasil e que será colocada disposição do mercado internacional”, comemora o Diretor Presidente da Valmont no Brasil, Renato Silva.

O produto é um complemento de portfólio com aplicações específicas, devendo ser utilizado em locais onde a logística de diesel é difícil e cara, já que a conjugação com outras fontes de energia alternativas pode ser uma boa opção para permitir a constância da irrigação, principalmente em dias nublados.

Sobre o retorno do investimento, a comparação direta deste tipo de sistema é com o gerador à diesel, alternativa mais utilizada atualmente. Assim, considerando o uso do pivô durante o ano inteiro, o retorno do investimento inicial é calculado em cerca de 2 anos, já que o custo com operação e manutenção (O&M) é mínimo, marginal em relação àquele com o diesel.

Jonas Proença, diretor de desenvolvimento de rede e marketing da Valmont no Brasil, comemora o lançamento: “Este produto, que chegará ao mercado através da rede de revendas Valley, entrega valor ao produtor rural, que tem mais uma opção para melhorar a eficiência e produtividade de sua propriedade. Com essa novidade, estamos garantindo que a irrigação de precisão com energia limpa e barata esteja disponível para todas as áreas. Mesmo aquelas mais remotas”.

Vale destacar que esta nova solução em irrigaçãoque usa energia solar como única fonte, passa a integrar o portfólio da Valley e da Solbras, que atua no mercado de geração distribuída on-grid (conectado à rede elétrica) e off-grid (sem rede elétrica) com combinações de diversas fontes de energia, além da fotovoltaica, como o gerador à diesel e baterias.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024