Especialistas discutem implicações da internet das coisas na agricultura
Profissionais de diversas instituições vão compartilhar experiências e perspectivas no painel de especialistas "Internet das Coisas e suas implicações na agricultura digital"
A fase reprodutiva da soja exige grande atenção do produtor, desde o início do florescimento até a maturação da planta, e se manejada de forma adequada pode se tornar uma aliada na busca por maior rentabilidade. Isso porque o período é decisivo no desenvolvimento da cultura sendo responsável pela formação das estruturas reprodutivas do vegetal (vagens), que vão determinar a produtividade da lavoura.
Segundo o engenheiro agrônomo Fransérgio Batista, gerente técnico de grãos da Alltech Crop Science, a fase é considerada uma das mais críticas do ciclo da soja. "Esse é o momento de maior estresse sofrido pela planta, visto que ela demanda uma energia muito grande para a formação dessas estruturas.
Então, é de extrema importância que haja um manejo específico para esse momento", afirma. Entre os principais desafios do produtor, o especialista destaca dois pontos: o pegamento da florada e enchimento das vagens da soja que, se conquistados de forma efetiva, podem aumentar a produtividade em até 10%. "O primeiro exige duas frentes de atuação: a fisiológica, onde poderemos oferecer à planta aminoácidos e agentes naturais precursores responsáveis por reduzir estresses ambientais, e a nutricional, em que o cálcio, boro e outros microelementos são importantíssimos para realmente segurar a florada".
Já no enchimento dos grãos, Batista destaca ainda a atuação de outros dois nutrientes. "O potássio vai carregar os carboidratos para o grão e o nitrogênio vai aumentar o teor de proteína dessas vagens. Juntos, eles vão ser os principais responsáveis por essa etapa do ciclo da soja", complementa Batista.
Na prática
Com o objetivo de potencializar o resultado da safra, o agricultor Marcelo Rosa, do município de Acreúna (GO), tem apostado em soluções naturais à base de aminoácidos, precursores hormonais e nutrientes. "Eu já adotei essas práticas no plantio de feijão e foi possível observar o aumento de produtividade. Com a recente aplicação na soja, já notamos a melhora na coloração do grão", afirma.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura