Zoneamento Agrícola de Risco Climático completa 20 anos
Uma das principais ferramentas de organização da produção agropecuária brasileira completa 20 anos de atividades nesta semana
Profissionais de diversas instituições vão compartilhar experiências e perspectivas no painel de especialistas "Internet das Coisas e suas implicações na agricultura digital", que será realizado na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), em 6 de dezembro, das 8h30 às 17 horas. O evento ocorre no âmbito do Observatório de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Agricultura, vinculado ao Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa – Agropensa.
Após a abertura de Edson Luis Bolfe, coordenador de Inteligência Estratégica da Embrapa, e de Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, dois painéis compostos por parceiros externos e convidados de empresas privadas discutirão o uso da Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) no setor agrícola. O objetivo da programação é aprofundar os debates sobre o tema e prospectar tendências para o Observatório de TIC na Agricultura, além de possibilitar a articulação de novos projetos entre a Embrapa e os parceiros externos.
O primeiro painel, "IoT Transversal", contará com Pedro Maló, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e diretor de inovação do ÁgoraLab; e Fernando Giglio, líder em Desenvolvimento de Novos Negócios no Centro de Competências em IoT da IBM Brasil e América Latina.
Já "IoT na Agricultura" será formado por Nelson Ferreira, sócio e líder de estudos sobre agronegócio da McKinsey; Adamy Marlon, gerente de Engenharia em Agricultura de Precisão da John Deere; e André Salvador, diretor de Digital Farming na Bayer CropScience. Após cada painel, uma mesa-redonda será realizada para complementar as discussões. Além dos convidados externos, o público do evento inclui pesquisadores e analistas da Embrapa Informática Agropecuária, da Embrapa Instrumentação e da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia.
Reconhecida como um fenômeno tecnológico em escala global, a IoT refere-se à tendência dos objetos e infraestruturas, desde câmeras e meios de transporte até máquinas industriais e sensores, estarem cada vez mais conectados à rede global de computadores, otimizando atividades em diversos setores. Na agricultura, uma das principais aplicações é o uso de sensores inteligentes, que podem compartilhar informações sobre temperatura, umidade do solo, precipitação, entre outros dados de importância para o plantio.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura