Campeões de concurso de Intacta RR2 PRO retornam dos EUA com mais conhecimento sobre biotecnologia na bagagem
O Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), projeto desenvolvido pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), com o apoio do Sebrae, estará presente no 3º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, na orla da Praia dos Cavaleiros, entre os dias 13 e 16 de setembro. Além de um estande para divulgar os orgânicos e os produtores locais, a SNA fornecerá os ingredientes, adquiridos de produtores fluminenses, para a preparação de sucos a serem degustados durante as oficinas realizadas pelo Sesi, que participa do festival com o programa Cozinha Brasil, divulgando receitas e material educativo.
O projeto CI Orgânicos busca aprimorar a qualidade, a produtividade e a competitividade dos produtores e demais integrantes do sistema de produção orgânica, a partir da identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação de informações estratégicas para sistemas orgânicos de produção. Recentemente, produtores de Sana, Casimiro de Abreu e Silva Jardim receberam capacitações em produção orgânica, ministradas pelo projeto.
A alimentação orgânica contribui para o desenvolvimento da agricultura familiar e dos produtores , fixa o homem no campo e promove a erradicação da pobreza e o desenvolvimento social.
A agricultura orgânica prioriza o uso responsável dos recursos naturais, sem a utilização de pesticidas, agrotóxicos, fertilizantes, que contaminam o solo, a água e ar, e incentiva a adoção de práticas do comércio justo, que equilibra todo o processo produtivo. Produzir orgânicos significa preservar a saúde do agricultor, do consumidor e a sustentabilidade do meio ambiente.
O consumidor responsável, que busca estimular o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, valoriza, no ato da compra, os produtos regionais, da estação, oriundos de produtores locais, evitando assim a necessidade de "importar" de outras regiões, além de poupar combustível e gerar menos poluição. Mas também existe um motivo importante para comprar do produtor local: manter o dinheiro na região e estimular a economia local.
Mais informações:
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura