Sistema Solos da Epagri disponibiliza informações de solos em SC

Sistema reúne informações sobre as propriedades do solo, como classe, e pH

16.01.2023 | 14:10 (UTC -3)
Comunicação Epagri
Sistema reúne informações sobre as propriedades do solo, como classe, e pH; Foto: Aires Mariga /Epagri
Sistema reúne informações sobre as propriedades do solo, como classe, e pH; Foto: Aires Mariga /Epagri

A equipe da Epagri/Ciram desenvolveu o Sistema Solos Epagri, que se propõe a recuperar, harmonizar e integrar dados de solo em uma base digital única e segura. A Epagri produz continuamente uma série de informações sobre solos do território catarinenses, que ficavam armazenados em planilhas nos computadores. Agora eles ficarão reunidos nesse repositório, para uso dos profissionais.  

O sistema tem dois níveis de acesso, um livre para qualquer usuário, que permite a visualização e consulta dos metadados. O acesso restrito destina-se a pesquisadores da Epagri, que poderão também inserir e fazer download de dados, além de visualizar. As informações armazenadas podem atender demandas de pesquisadores, extensionistas, estudantes e gestores.

O repositório contém informações sobre as propriedades do solo analisado, como classe, pH e quantidades de carbono, areia, silte, argila, fósforo, nitrogênio, potássio, entre outros. No nível livre de acesso estarão disponibilizadas informações básicas dos metadados e a localização no mapa de SC, além do contato do profissional da Epagri que os inseriu. Assim, quem necessitar pode solicitá-los ao técnico responsável.

Comunicação simplificada

O acesso ao sistema via internet facilita a visualização dos dados, dos técnicos responsáveis e das regiões mapeadas. “Garante que os usuários utilizem os dados na sua integralidade, dá visibilidade aos dados produzidos e funciona como uma ferramenta no planejamento de novos projetos de pesquisa e ações da extensão rural da Epagri que utilizam dados de solos”, explica Elisângela Benedet da Silva, pesquisadora da Epagri/Ciram e uma das idealizadoras da proposta. Ela lembra ainda que a tecnologia simplifica a comunicação e integração entre os usuários.

Os dados carregados no sistema seguem uma padronização estabelecida.  A solução também permite o armazenamento em escala espaço-temporal. Atualmente estão disponíveis 1134 pontos amostrados de solos, totalizando 2296 horizontes diagnósticos em 104 municípios catarinenses. Elisângela ressalta que o sistema exige continuidade e está em constante desenvolvimento e alimentação, à medida que novos dados forem sendo produzidos.

Acesso livre permite visualização e consulta de metadados
Acesso livre permite visualização e consulta de metadados

“Um grande volume de dados de solos foi produzido na Epagri ao longo dos anos. Denominados ‘legados’, eles fazem parte do acervo produzidos em projetos e representam uma ampla gama de informações sobre os solos do estado de Santa Catarina” descreve a pesquisadora da Epagri. O nível de detalhe e a qualidade dos dados variam entre as diversas fontes.

O sistema foi desenvolvido pelas equipes de pesquisa de solos e de tecnologia da informação da Epagri/Ciram. Uma cartilha foi disponibilizada para download, com objetivo de orientar os usuários.

Conheça o sistema acessando aqui.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro