Emater/RS-Ascar entrega insumos para Kaigangs em Santa Maria/RS
Os produtores irão conferir no 16º Dia de Campo Agro Norte, que será realizado no próximo dia 14, em Sinop (MT), os resultados do sistema de produção que utiliza o plantio de soja em outubro e o cultivo de arroz precoce em janeiro.
De acordo com o gerente de pesquisa da Agro Norte, Gabriel Rodrigues o sistema permite ao agricultor a produção de duas culturas nobres em uma mesma safra.
“Este é o casamento perfeito, pois o produtor fará a rotação de cultura com uma leguminosa e uma gramínea em um mesmo ciclo, o que irá melhorar a qualidade físico-química do solo, além de quebrar ciclos de pragas e doenças”, informou Rodrigues.
A soja e o arroz são culturas de hábitos e exigências nutricionais diferentes. A soja possui sistema radicular profundo, o que promove a reciclagem de nutrientes em camadas mais profundas. O sistema radicular do arroz é mais desenvolvido e superficial, realizando uma maior aeração e oxigenação do solo após a colheita.
Pesquisas revelam que o arroz gera diversos benefícios quando incluso em sistemas de rotação de cultura, além de ser mais uma opção lucrativa ao agricultor.
“Com o plantio de duas culturas nobres o produtor consegue ter aumento da renda total da fazenda e otimiza também o aproveitamento de maquinários sem a necessidade de novos investimentos”, complementou o gerente de pesquisa da Agro Norte.
O produtor pode diversificar ainda mais suas opções de lucro se adicionar a este cenário o boi. Atualmente vários produtores utilizam o arroz na renovação de pastagem e em sistemas de integração lavoura-pecuária.
“Com o desenvolvimento tecnológico o produtor passou a ter a seu alcance ferramentas que o auxiliam para que consiga obter os melhores resultados possíveis no campo, entre eles um leque maior de possibilidades de lucro, como é o caso da rotação de cultura e do arroz na renovação de pastagem”, declarou Rodrigues.
Dentro do sistema, a soja tem um ciclo de 90 a 95 dias. O arroz ANa 5011, variedade precoce da Agro Norte, tem ciclo de 90 dias.
“O produtor irá colher no início de abril. O período crítico de maior necessidade hídrica será na pré-floração ao enchimento dos grãos, o que ocorrerá entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira quinzena de março, na qual os índices pluviométricos são satisfatórios”, explicou o gerente de pesquisa da Agro Norte.
A média de produtividade é de 53 sacas de soja por hectare e de 65 sacas de arroz ANa 5011 por hectare.
“Após o plantio da soja existe uma facilidade no controle de ervas daninhas na cultura do arroz. O fato de possuírem exigências nutricionais diferentes, principalmente com relação a micronutrientes, gera incremento na produtividade das duas culturas”, frisou Rodrigues.
O 16º Dia de Campo Agro Norte, começa a partir das 07h30 e será realizado na sede da empresa localizada na BR 163, Km 841, saída para Alta Floresta.
Black & White Comunicação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura