Iapar discute integração lavoura-pecuária-floresta e qualidade da carne na ExpoLondrina
Proporcionar aos agricultores familiares uma produção agropecuária diversificada, de forma a agregar valor ao seu trabalho e aumentar a renda familiar. Com este intuito a EBDA idealizou e implantou, há cerca de um ano e meio, na Estação Experimental de Rio Seco, unidade da gerência regional de Feira de Santana, localizada em Amélia Rodrigues, uma “fazendinha” que apresenta o sistema de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (Pais).
De acordo com o engenheiro agrônomo e chefe da estação experimental, Jackson Fonseca Santana, o sistema Pais é uma opção de agricultura sustentável e preocupada com a preservação ambiental. “Aqui o nosso sistema é composto pela avicultura (galinha caipira para produção de ovos), piscicultura (tambaqui e tilápia) e o cultivo das mais variadas culturas (cebolinha, hortelã, jiló, repolho, amendoim forrageiro, pimenta, aipim, abacaxi imperial). Nele o limite é a imaginação. Nada se perde e tudo se ganha, já que é autossustentável, tornando a produção do agricultor familiar prática, de baixo custo e lucrativa”, declarou.
A produção no Pais é agroecológica porque defende técnicas e formas de cultivo em harmonia com o meio ambiente, a exemplo da ausência do uso de agrotóxicos, de queimadas e desmatamentos. É integrada, pois associa a criação de animais com a produção vegetal, de forma harmônica. Sustentável, porque ela se autossustenta, já que as técnicas utilizadas completam umas as outras.
“Os resíduos produzidos pelos animais são utilizados como matéria-prima na produção de insumos para o plantio. Por sua vez, da plantação são retirados alimentos para os animais, reduzindo a dependência de insumos vindos de fora da propriedade. Com a finalidade de utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos, o sistema de irrigação, feito com garrafa tipo Pet, funciona através da água vinda da piscicultura e por aí vai”, explicou Santana.
Também compõem a “fazendinha” tecnologias, como silo, bomba rosário e puxa-empurra. Para os agricultores familiares interessados em conhecer e adotar o Pais, a “fazendinha” está disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas. Mais informações, através do contato: 75 3243-2213.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura