Safra de cana-de-açúcar será de 602,18 milhões de toneladas
O final do período de chuvas marca não só a chegada de uma nova estação, mas também o momento ideal para que os produtores rurais comecem a realizar a análise de solo de suas propriedades. O período de estiagem é considerado o momento mais apropriado para a coleta da amostra e, posterior, análise em laboratório. No entanto, o fato da amostra de solo ser coletada um pouco úmida não é empecilho para que o produtor faça a análise, uma vez que toda amostra passa por processo de secagem em estufa no laboratório.
É através da análise de fertilidade do solo que o pecuarista ou o agricultor pode avaliar as condições de disponibilidade dos nutrientes para as diversas culturas, fazer a eventual aplicação de corretivos ou adubos na dose certa, com economia, sem desperdícios e sem agredir o meio ambiente.
A análise do solo é apenas um dos serviços prestados pelos laboratórios da FAZU, que incluem o Laboratório de Solos, o de Nutrição animal e o Laboratório de Águas e Alimentos. Através do link "Serviços" no site da FAZU (
), os produtores rurais podem obter mais informações sobre como proceder corretamente durante a coleta de amostra a ser analisada, bem como ter acesso aos valores para a realização da análise. Além destas informações, outra facilidade disponibilizada pelo Laboratório de Solos da FAZU é a possibilidade do produtor acessar o resultado da análise pela internet.
Rubio Marra/FAZU
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura