Sistema de cultivo utilizado no Rio Grande do Sul desperta atenção de técnicos de outros estados

09.04.2015 | 20:59 (UTC -3)

A experiência no sistema de cultivo de morango em substrato, que teve início na Serra gaúcha, vem despertando o interesse de outros estados do país em conhecer e adotar a tecnologia. Nesta semana, durante dois dias, o agrônomo da Emater/RS-Ascar Ênio Todeschini e o técnico agrícola Alexandre Meneguzzo estiveram na Região Metropolitana de Curitiba/PR, a convite da Emater daquele estado, capacitando 80 extensionistas e produtores.

No curso ministrado pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, foram apresentaram e discutidos procedimentos, manejo e materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento do morangueiro em substrato. A iniciativa faz parte de um intercâmbio de conhecimentos entre as instituições dos dois estados, dentro da área em que cada uma está mais avançada.

Extensionistas da Emater/PR já haviam visitado a Serra gaúcha duas vezes, para conhecer o sistema, e esta foi a segunda capacitação realizada pelos técnicos gaúchos no Paraná, que estiveram em Dois Vizinhos/PR, na região Sudoeste do estado, no final do ano passado. De acordo com Todeschini, a Emater do Rio de Janeiro também demonstrou interesse em conhecer o sistema de cultivo do morangueiro em substrato e em capacitar seus extensionistas nesta área.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025