​Sistema Campo Limpo supera 400 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas de forma ambientalmente correta

Em 15 anos de operação, programa bate marca histórica e se consolida como referência na destinação de resíduos sólidos

18.10.2016 | 21:59 (UTC -3)
Daniela Mesquita

O Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas) acaba de superar uma importante marca. No ano em que o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) comemora 15 anos de atividade, o Sistema registra mais de 400 mil toneladas de embalagens vazias de agroquímicos destinadas de forma ambientalmente correta, desde o início de sua operação, em 2002.

A trajetória do programa é marcada por evolução constante em qualidade e quantidade. “Quando iniciamos as atividades, registrando 3.768 toneladas destinadas corretamente no primeiro ano, não imaginávamos que cresceríamos tanto em tão pouco tempo. Este ano, nossa previsão é encaminhar para destinação ambientalmente correta cerca de 44.500 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas”, comemora João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV.

Uma das principais razões para que o Sistema alcance resultados tão expressivos é a adoção do conceito de responsabilidade compartilhada, que engaja todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, fabricantes, revendedores e poder público no cumprimento da legislação. Mesmo depois de servir como modelo para outros setores no que se refere à logística reversa, inspirando inclusive a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 2010 pela Lei 12.305 e regulamentada pelo Decreto 7.404/10, o Sistema continua focado em inovação e aperfeiçoamento constante para obter ganhos de eficiência e buscar a autossuficiência econômica.

“Os números positivos refletem nossa preocupação em obter soluções que garantam uma eficiente gestão dos resíduos sólidos pelo bem do planeta e das futuras gerações”, afirma o diretor-presidente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024