Sistema agrossilvipastoril é tema de palestra no Showtec

02.02.2010 | 21:59 (UTC -3)

Esta semana o município de Maracaju-MS, conhecido por sua vocação agropecuária, sedia pela 14ª vez o Showtec, evento tecnológico do agronegócio de MS.

Com um público estimado em 12 mil pessoas, o Showtec 2010 difundirá durante os três dias do evento, de 2 a 4 de fevereiro, as principais tecnologias e pesquisas de interesse do produtor rural.

Realizado pela Fundação MS, o evento conta com a participação de diversas empresas, entre elas, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que por mais um ano estará com um estande montado na exposição e sua

vitrine tecnológica com diversas culturas como a soja e o milho.

Durante os dias do Showtec, os visitantes terão também no espaço da Embrapa palestras sobre o “Manejo de nematóides na cultura da soja”, o “Controle da ferrugem asiática na soja”, a “Semeadura e as cultivares de soja. O dilema da semeadura antecipada” e os “Sistemas agrossilvipastoris”. Assuntos ministrados pelos pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS).

Nesta quinta-feira (04/02), a partir das 15 horas, o engenheiro agrônomo Roberto Giolo de Almeida, especialista em forragicultura e pastagens, abordará os sistemas agrossilvipastoris. Um sistema de produção agropecuária que faz uso sustentável da terra, com aumento e manutenção da

produtividade, com conservação dos recursos naturais e a utilização mínima de insumos. A tecnologia é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado em uma mesma área e manejo integrado dos elementos.

Giolo apontará os benefícios de ordem técnica (agronômica e zootécnica), econômica, ambiental e social; os tipos de sistemas agrossilvipastoris com ênfase no uso de eucalipto como componente arbóreo; os dados técnicos e de custo de implantação de um experimento em andamento na Embrapa Gado de Corte; as estimativas e expectativas de produção e economicidade do sistema e um espaço para dúvidas e troca de experiências será aberto ao final da palestra.

Os sistemas agrossilvipastoris poderão ser vistos no campo experimental do Showtec juntamente com outras tecnologias como a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), o consórcio milho-pastagem, os implementos agrícolas, a agricultura de precisão, as cultivares de soja, sorgo, milho, girassol e algodão, o controle fitossanitário, a agroenergia e os projetos voltados para a agricultura familiar.

Dalízia Aguiar

Área de Comunicação Empresarial - Embrapa Gado de Corte

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025