Sipcam Nichino faz série de eventos e lança inseticida com nova molécula para a tomaticultura

Cidades de Goiás, Minas Gerais e São Paulo terão encontros presenciais para conhecer a nova solução, que supera tratamentos padrão ante a Tuta absoluta; estudos mostram alta eficácia ovicida, lagarticida e ação na fertilidade da praga

02.12.2021 | 13:43 (UTC -3)
Fernanda Campos

Equipes técnicas e a liderança da Sipcam Nichino Brasil realizam até dezembro um programa de eventos presenciais e online, com objetivo de lançar o inseticida Ohkami. A nova solução, específica ao controle da traça-do-tomateiro (Tuta absoluta), segundo a empresa, mostrou resultados surpreendentes no manejo da principal praga do tomateiro, em estudos conjuntos com os especialistas Regiane Oliveira, do grupo Agrimip (Unesp de Botucatu-SP), Sergio Benvenga (Inspecta Pesquisa e Consultoria) e da Agrosynthesis Pesquisa e Consultoria.

Os primeiros eventos da companhia ocorrem no estado de Goiás, em Goiânia e Cristalina. Em seguida, será a vez de Uberlândia, no Triângulo Mineiro e das paulistas Araraquara, Guapiara, Itapeva e Campinas. Lançamentos online estão agendados para os dias 6 e 8 de dezembro.

“Serão momentos especiais. Depois do sucesso do inseticida Takumi® e do herbicida Click, lançados entre 2020 e o início de 2021, reforçamos agora ao mercado o comprometimento da Sipcam Nichino Brasil com a agricultura e com a inovação”, destaca Alexandre Gobbi, CEO da companhia.

O diretor de marketing, Leandro Martins, afirma que Ohkami traz à tomaticultura uma “verdadeira revolução” no controle da traça-do-tomateiro. “Trata-se de uma solução de ponta, resultante de uma molécula de última geração.” Conforme Martins, o inseticida tem origem na nova molécula Tolfenpirade, uma patente da Nihon Nohyaku (Nichino) do Japão.

De acordo com ele, dados colhidos nos estudos pré-lançamento apontaram que o novo inseticida da Sipcam Nichino controla de 93% a 100% dos ovos de um, dois e três dias de incubação. “Ohkami diminui a fertilidade de insetos adultos da Tuta absoluta, reduzindo em até 93% a ‘postura’ dos ovos e inviabilizando até 71% dos mesmos, colocados por adultos que tiveram contato com o produto.”

Já a gerente de cultivos, Carulina Oliveira, salienta que as pesquisas também compararam Ohkami a outros inseticidas empregados no manejo da Tuta absoluta, inclusive a quatro dos chamados produtos ‘premium’. Segundo ela, os indicadores de controle do novo produto da Sipcam Nichino, aplicado isoladamente, atingiram de 93% a 100% de eficácia, frente a quatro populações de lagartas em 2º instar (cerca de 2 cm de comprimento).

“Em termos absolutos, os estudos concluíram que Ohkami reduziu em mais de 80% o número de lagartas vivas nas lavouras”, adianta Carulina. Outro diferencial, acrescenta ela, além de o inseticida resultar de uma nova molécula, é o mecanismo de ação do produto. “É o único inseticida para controle da traça-do-tomateiro registrado no País com o mecanismo de ação ‘Inibição do Complexo I na Cadeia de Transporte de Elétrons. Graças a esse atributo, Ohkami evita resistência cruzada da Tuta absoluta.”

De acordo com a direção da Sipcam Nichino Brasil, o novo Ohkami já está disponível para comercialização.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024