SindiTabaco solicita eliminação de alíquotas a embaixador

02.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

O SindiTabaco - Sindicato da Indústria do Tabaco, acompanhado de representantes de algumas empresas associadas, se reuniu com o embaixador Evandro Didonet, diretor do departamento de Negociações Internacionais do Ministério de Relações Exteriores (MRE), na manhã desta quarta-feira (1º). O encontro foi realizado por intermédio do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. Na data, o embaixador também palestrou sobre “Negociações Mercosul e União Européia”, em painel promovido pelo Encomex Mercosul.

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, repassou aos presentes informações sobre o setor, especialmente com relação à representatividade das exportações brasileiras de tabaco à União Europeia, bem como a importância social e econômica para centenas de municípios brasileiros. “Somente no sul do País, 186 mil pequenos produtores tem sua principal fonte de renda baseada no tabaco. O Brasil é hoje o maior exportador da folha: 85% do que é produzido, é embarcado com destino a outros países. Em 2009, 45% do tabaco exportado foi destinado à União Europeia”, informou Schünke.

Didonet, que intermedia as negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e os países do bloco europeu, demonstrou surpresa com os números e as ações do setor. “É a primeira vez que tenho contato mais próximo, com informações mais apuradas, deste setor. As ações de responsabilidade social e ambiental impressionam”, afirmou o embaixador que recebeu na data carta do SindiTabaco solicitando a eliminação das alíquotas de importação pelo Mercado Comum Europeu (MCE). “Com o crescente aumento do custo da matéria-prima em dólares e a forte valorização do Real, esta eliminação de alíquotas ajudaria reforçar a competitividade frente a outros países exportadores”, reforçou Schünke. Segundo o embaixador, a preocupação do setor já está incorporada à negociação.

Eliana Stülp

Andreoli MS&L

(51) 3713-1777

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025