Soesp lança tecnologia de sementes de forrageiras
O SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), empresas associadas e a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), promotores do 3º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do trabalhador e proteção da criança e do adolescente, realizaram em abril e maio visitas técnicas aos municípios que receberão o evento. Os prefeitos e editores dos principais meios de comunicação recepcionaram a comitiva e conheceram melhor o ciclo que inicia em junho.
De acordo com Sérgio Rauber, assessor de Relações Institucionais do SindiTabaco, as visitas foram muito produtivas e serviram para integrar autoridades e imprensa no projeto. “Estes assuntos devem ser tratados com muita seriedade por todos os envolvidos. Contamos com o auxílio dos agentes de saúde, diretores de escolas e do próprio conselho tutelar para termos êxito nas questões relacionadas à saúde e segurança do produtor de tabaco e à proteção da criança e do adolescente”, afirma. Os prefeitos dos municípios visitados foram unânimes quanto à importância dos encontros e colocaram a estrutura municipal à disposição.
Os eventos serão promovidos pela tarde, com recepção aos produtores e convidados às 13 horas, seguida de palestras sobre saúde e segurança do produtor, apresentação teatral do grupo Espaço Camarim, de Santa Cruz do Sul (RS), e palestra sobre trabalho infantil/direitos da criança e do adolescente.
Esta é a terceira edição do Ciclo, que já percorreu oito cidades gaúchas, reunindo cerca de três mil pessoas. Em 2009 e 2010, os municípios participantes foram Vera Cruz, Caiçara, Sobradinho, Camaquã, Venâncio Aires, Arvorezinha, São Lourenço do Sul e Frederico Westphalen. Para 2011, a expectativa é de um público semelhante ao das edições anteriores, entre 300 e 400 pessoas por encontro, com a participação de produtores de tabaco, orientadores das empresas associadas, autoridades, diretores de escolas, agentes de saúde e imprensa.
Neste ano, além dos encontros no Rio Grande do Sul, outros quatro seminários destinados a produtores de tabaco serão realizados em Santa Catarina e no Paraná. Maravilha e Santa Terezinha, em Santa Catarina, e Rio Azul e Rio Negro, no Paraná, farão parte do 3º Ciclo de Conscientização. No mês de maio foram realizadas visitas técnicas nestes municípios para a divulgação do evento junto às autoridades e imprensa. A ampliação faz parte do acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho de Brasília.
“Os termos do acordo vêm ao encontro de uma política adotada pelo setor que prima pela educação das crianças e adolescentes, filhos de produtores rurais, e a melhor qualidade de vida dos produtores de tabaco”, afirma Iro Schünke, presidente do SindiTabaco. Além dos seminários, estão previstas outras ações sociais e de divulgação sobre os temas como campanhas veiculadas por emissoras de rádio e TV, fornecimento de cartilhas de orientação e capacitação dos orientadores e instrutores agrícolas por entidades credenciadas.
: Andreoli MSL Brasil
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura