Ourofino inaugura complexo industrial com soluções para a agricultura
O Sindicato Rural de Mostardas é um dos parceiros da Associação dos Produtores de Arroz do Litoral Norte no desenvolvimento do trabalho técnico que embasou a Denominação de Origem de Produto Agrícola concedida pelo INPI. A cerimônia de entrega do certificado de Denominação de Origem para o arroz do litoral norte será às 10h do dia 1º de setembro, na Casa da Farsul, no parque Assis Brasil, em Esteio.
O trabalho levou quatro anos para ser concluído com auxílio do Sebrae e do INPI. Técnicos e produtores conseguiram vincular o arroz do litoral norte ao meio ambiente onde é produzido. A principal diferença do grão está ligada aos mananciais de água da região e à luminosidade incidente nas lavouras. Segundo o presidente da Associação, Clóvis Terra Machado, o grão da região é mais duro e mais transparente porque recebe grande volume de água e luz na fase de maturação da planta. A denominação de origem é diferente da indicação de procedência porque vincula a produção ao meio ambiente.
Clóvis Terra e Marco Jardim Silveira de Carvalho serão palestrantes em evento da Comissão das Produtoras Rurais da Farsul, no dia 30/08, às 17h, no auditório do Senar no Parque Assis Brasil, em Esteio. Falarão sobre o processo de obtenção do certificado de Denominação de Origem.
O Arroz do Litoral Norte chegará ao mercado em 2011, fruto da safra 2010-2011. Segundo os arrozeiros, a produção será adequada à demanda porque o produto é diferenciado e será vendido para nichos de mercado no Brasil e Exterior. Todo o processo de produção, industrialização e embalagem passa pelo código regulador do INPI.
Fonte: Assessoria de imprensa Sistema Farsul
(51) 3214-4425
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura