Simtec começa na segunda-feira (25) com a proposta de concentrar discussões sobre o futuro do setor

25.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira (Simtec) começa nesta segunda-feira (25), às 14h, no Engenho Central, em Piracicaba/SP, com grande expectativa de concentrar debates sobre o futuro do setor, especialmente neste momento de crise da cadeia.

A abertura do evento já tem confirmadas as participações do ex-governador e economista José Serra; do secretário adjunto do Estado de Tecnologia, Ricardo Achilles; do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando de Melo de Castro; do diretor técnico do Sebrae, Ricardo Tortorela, entre outros.

A estrutura do Simtec 2012 está praticamente pronta. Logo na entrada já é possível visualizar um caminhão da Raízen, que será utilizado a partir de agora como centro de treinamento móvel da empresa.

O acesso ao parque de exposição será exclusivo pela Ponte do Morato/Bosque do Pelotão Ambiental. Não será permitida a entrada de menores de 18 anos. Na segunda-feira a visitação poderá ser feita das 14 às 20 horas e nos dias 26 e 27, das 10h às 20 horas.

O Simtec 2012, que completa 10 anos nesta edição, contará com mais de 45 palestras durante os três dias de evento, incluindo o Colóquium e Exposição SAE Brasil de Energia Verde na Mobilidade (nos dias 26 e 27). A expectativa de negócios é de R$ 250 milhões.

Entre os assuntos abordados no simpósio do Simtec estarão o “Uso da eletricidade nos automóveis”, “Uso do milho para fabricar Etanol no Brasil”. “Sistema de Atendimento e soluções para safra e entressafra”, “Energia verde na mobilidade”, “Impacto do clima na maturação da cana-de-açúcar”, além de discussões mais técnicas como o Painel Fermentec.

O encerramento do Simtec 2012 e do Colóquium SAE Brasil será marcado pela palestra do convidado especial Florian Kremer, engenheiro chefe do Instituto de Máquinas a Combustão RWTH AAchen University Germany, que falará sobre “Combustíveis a partir da Biomassa”, e pela realização do Fórum de Competitividade do Sebrae.

“Este ano, os visitantes perceberão que o fomento de conhecimento é o principal objetivo do simpósio. Toda a grade de palestras e os eventos paralelos proporcionarão ainda mais a troca de experiências, resgatando a essência do Simtec, que foi criado para funcionar como um painel informativo, com espaços para a divulgação de pesquisas, estudos e novidades da área”, destaca o coordenador geral do evento, José de Jesus Vaz.

Além de contribuir com o setor sucroalcoleiro, o Simtec lança uma novidade nesta 10ª edição: é o lançamento da Feira Metal Mecânica Automotiva, montada numa área entre o pavilhão do Salão de Humor e o Teatro Municipal Erotides de Campos, no próprio Engenho. O objetivo da feira é preparar Piracicaba para se estabelecer definitivamente como pólo automotivo, principalmente, com a instalação da montadora sul-coreana Hyundai na cidade, prevista para entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano.

Ainda mantendo a tradição, diversas empresas da cidade e da região, vão expor seus produtos e inovações para o setor em estandes do simpósio. “Contamos com empresários e instituições que acreditam na força do Simtec e em paralelo queremos prospectar novos parceiros para a FFAuto que nasce com o patrocínio e aposta do Sebrae Nacional”, ressalta Vaz.

Ao completar sua 10ª edição como coordenador geral do Simtec, José de Jesus Vaz, faz um balanço positivo, destacando que ao longo desta década, várias mudanças foram colocadas em prática, acompanhando as modificações do próprio setor sucroalcooleiro. “Se chegamos até aqui, com certeza, o crédito deve ser compartilhado com as entidades realizadoras (que apostaram na ideia desde o quando era uma sementinha), com os patrocinadores, representantes governamentais, órgãos de pesquisa, visitantes, expositores, equipes de trabalho, enfim, o mérito é de todos que, um dia, fizeram parte da nossa história. A cada um, expresso o meu sincero agradecimento”.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025