Simpósio Integração de Pecuária Bovina amplia fronteiras

15.02.2011 | 21:59 (UTC -3)

Nas últimas semanas o 1º Simpósio Integração da Pecuária Bovina vem ganhando expressão e apoio de sindicatos, associações, pecuaristas, empresários do setor e prefeituras de cidades de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, estados que organizam e participam deste encontro inédito na agropecuária brasileira. O evento ocorre no Parque de Exposições de Carlos Chagas (MG), nos dias 25 e 26 de fevereiro e já confirmou grandes nomes da pecuária local e nacional.

 

Segundo Nabih Amin El Aouar, presidente da ACCN e do Simpósio, o evento tornou-se mais que uma programação científica rural, como sim um evento de grande importância política. “Alguns políticos aderiram a esse movimento e inclusive já feito um acordo com lideranças políticas e rurais em fazermos um protocolo do evento, que será entregue aos governadores de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, solicitando uma maior atenção e maior investimento para esta macro-região, tanto no incentivo da criação de novas indústrias quanto de empresas ligadas ao setor rural”, aponta Nabih.

 

Na região do extremo sul baiano, composta por 21 municípios situados entre os rios Mucuri e Jequitinhonha, fêmeas e machos somam pouco mais de 1,5 milhão de bovinos de corte e leite; já o levantamento das regionais de Governador Valadares, Teófilo Otoni e Almenara também são bastante expressivos, com aproximadamente 3,7 milhões de animais; por fim, a região norte do Espírito Santo, que tem demonstrado um crescimento expressivo da cadeia pecuária, possui um rebanho que soma 1,4 milhão de cabeças. Números expressivos que impressionam positivamente a organização do evento, somando mais de 6,6 milhões de bovinos, aliados a uma sólida infra-estrutura industrial, com nove frigoríficos e onze laticínios.

 

Carlos Tadeu Rosa, responsável pela Matsuda Sementes e Nutrição Animal no Espírito Santo e Rio de Janeiro, lembra que o país é um legítimo exportador de proteína e de grande vocação agropecuária, ingredientes perfeitos para o estímulo da união da cadeia de produtores rurais. “Acho fundamental para o futuro de nossa pecuária que os produtores tenham acesso as mais modernas técnicas de aumento de produtividade e esse Simpósio visa levará conhecimento e abrirá um espaço de troca de experiências entre os produtores, além de promover um grande encontro entre amigos”, enfatiza Carlos, que também aponta topografia e clima dessa região como um diferencial altamente favorável a pecuária de corte e leite.

 

O evento é realizado pela Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Carlos Chagas (SPRCC). Mais informações sobre inscrições ou a programação do evento podem ser obtidas através da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore através do telefone (27) 3421 9947 ou pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Carlos Chagas, pelo telefone (33) 3624 1242 e pelo email sprcc@bol.com.br.

 

Sandra Lima

Contato Com

(15) 3326-3331

diretoria@contatocom.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025