Embrapa promove 39º Curso de Micromanipulação e Transferência de Embriões em Bovinos e Equinos

14.02.2011 | 21:59 (UTC -3)

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove, no período de 13 a 24 de junho de 2011, o "39º Curso de Micromanipulação e Transferência de Embriões (TE) nas Espécies Bovina e Equina", que tem como objetivo capacitar médicos veterinários em transferência de embriões bovinos e equinos. O curso será realizado no Centro de Treinamento do Campo Experimental Sucupira, em Brasília, DF, e vai oferecer 12 vagas para médicos veterinários de todo o Brasil.

 

O curso é coordenado pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Ricardo Alamino Figueiredo, e tem como conteúdo programático as seguintes disciplinas: morfofisiologia do aparelho reprodutor de fêmeas bovinas e equinas; exame ginecológico em vacas; ultrassonografia na TE; controle sanitário em doadoras e receptoras; seleção e manejo nutricional de fêmeas doadoras e receptoras; sincronização de cio; superovulação de doadoras; coleta e avaliação morfológica de embriões; inovulação de embriões; manejo de bezerros; transferência de embriões em equinos; lavagem e esterilização de materiais; critérios de escolha e avaliação de sêmen para uso em TE; congelamento de embriões; aspectos sanitários na TE; bipartição de embriões; identificação do sexo de embriões; Importância da TE e biotécnicas correlatas no melhoramento animal; seleção assistida por marcadores genéticos; produção in vitro de embriões e clonagem animal.

 

Reprodução animal na Embrapa: pioneirismo no Brasil

 

É importante ressaltar que a equipe de reprodução animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, responsável pela execução do curso, vem colecionando resultados pioneiros em prol da pecuária brasileira.

 

Entre os êxitos alcançados pela equipe se destacam: o desenvolvimento do primeiro clone bovino da América Latina "Vitória da Embrapa" da raça Simental em 2001; do clone bovino "Lenda da Embrapa" da raça Holandesa, em 2003 e do clone bovino da raça Junqueira "Porã" em 2005. A raça Junqueira se encontra em alto risco de extinção no Brasil, com menos de 100 animais em todo o país e o domínio da técnica de clonagem, comprovado com o nascimento dessas bezerras, é mais um aliado na sua preservação.

 

Mais informações sobre o curso

 

O curso é promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica - FUNCREDI e executado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de março, mediante o envio da ficha de inscrição preenchida e assinada e de um minicurrículo com a experiência profissional mais recente do candidato. Nesse minicurrículo deve constar se o candidato teve ou não experiência prévia com inseminação artificial. Ambos deverão ser enviados pelo correio eletrônico para smtt@cenargen.embrapa.br.

 

Informações adicionais, clique aqui.

 

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: smtt@cenargen.embrapa.br

 

 

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

fernanda@cenargen.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro