Simpósio de Máquinas Agrícolas reúne mais de 300 pessoas em Porto Alegre/RS

01.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Chaiene Deiro

As perspectivas de mercado, novas tecnologias e as recentes regulamentações de máquinas agrícolas no Brasil estão em pauta, hoje, durante o Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas. O encontro, realizado pela Seção Regional Porto Alegre da SAE BRASIL, ocorre no Centro de Convenções da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre (av. Assis Brasil, 8787).

Com o objetivo de aumentar a eficiência na produção de máquinas agrícolas e, assim, atender às crescentes necessidades agroeconômicas mundiais, o simpósio promove diálogo entre os principais fabricantes de máquinas agrícolas, implementos e componentes, setores empresariais e governamentais, entidades e instituições de ensino.

“É importante que todos os setores da cadeia produtiva trabalhem em harmonia e com dinamismo para ampliar o comércio bilateral do Brasil com outros países”, justifica Daniel Zacher, chairman do simpósio. Além de debates com executivos das principais empresas do setor - AGCO, Agrale, Case IH America Latina, John Deere, New Holand, entre outras-, haverá ainda uma exposição com novidades tecnológicas da GKN, Agrale, Dana e PCP/Ruukki.

Mecanização e automação – Luiz Marquez Delgado, professor da Universidade Politécnica de Madrid e presidente da Comissão Técnica de Normalização ‘Tratores e Máquinas para Agricultura e Silvicultura’ da Associação Espanhola de Normalização, abre a programação, com a palestra ‘Avanços da Mecanização e Automação Agrícola’, sobre novas tecnologias de máquinas agrícolas e, em especial, sua experiência na Europa.

O economista e consultor Carlos Cogo apresenta o tema ‘Perspectivas Agroeconômicas para 2012’, em que aborda a economia agrícola e as perspectivas econômicas do setor de máquinas.

Para debater as perspectivas de mercado em máquinas estão Carlito Eckert, diretor de Vendas da AGCO; Alfredo Jobke, gerente de Marketing da Case IH America Latina; João Pontes, diretor de Marketing para América Latina da John Deere; Luiz Feijó, diretor comercial da New Holand; e Silvio Rigoni, gerente de Vendas da Agrale; além de Carlos Cogo. A mediação é do jornalista Irineu Guarnieri Filho.

Celso Casale, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas, da Abimaq, discorre sobre o tema ‘Máquinas e Implementos Agrícolas - Oportunidades Diante da Crescente Demanda Mundial por Alimentos’. Casale, fala sobre iniciativas governamentais para auxiliar pequenos produtores na aquisição de máquinas agrícolas com financiamento do BNDES.

Para debater segurança, tem o painel NR12 e NR31, com Clovis Queiros, analista de Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Henrique Soares, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA); e Rinaldo Marinho Costa Lima, diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, com mediação de Ila Maria Correa, diretora do Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico de Campinas.

Tecnologia - Alexandre José Cattelan, chefe geral da Embrapa Soja; e Lisandro Rambo, gerente nacional de Desenvolvimento de Produtos da Syngenta estão no painel ‘Novas Tecnologias Agrícolas que impactam a Mecanização: Irrigação, Sistemas de Cultivo e Novas Variedades’, com mediação de Carlos Ricardo Trein, profº da Universidade Federal do Rio Gde. do Sul (UFRGS).

Para abordar a regulamentação de emissões, foram convidados Luiz Chain, gerente de Vendas da Cummins; Ricardo Huhtala, diretor de unidade da AGCO / Sisu Power; Marcio Beraldo, analista Ambiental e coordenador de Controle de Resíduos e Emissões do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ) e Sérgio Fontes, consultor de Negócios Sênior da Petrobras, mediados por Vicente Pimenta, diretor de Máquinas Agrícolas e de Construção do Congresso SAE BRASIL.

O painel ‘Avanços na Tecnologia para Máquinas Agrícolas’ encerra o encontro, com Eduardo Rosa, diretor de Operações da GKN; José Fernando Schlosser, professor da UFSM; Kleber Pereira Lanças, professor da Unesp (Universidade Estadual de SP); José De Antoni, coordenador de engenharia de produtos da PCP/Ruukki; e Luiz Tettamanzy, diretor da Dana. Mediação de Enio Landell de Moura, vice-diretor regional da SAE BRASIL - Seção Porto Alegre.

Cleiton Thiele

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025