Valtra participa da ExpoAgro Dourados/MS e apresenta aos produtores do estado o pulverizador BS3020H
A Aliança da Terra, uma organização formada por produtores rurais, pesquisadores e empresários do agronegócio com a missão de conciliar produção e conservação ambiental, promoverá o 3º Simpósio Alianças Socioambientais. O evento acontecerá no dia 26 de maio, durante a 66ª Exposição Agropecuária de Goiás, no auditório da SGPA. O objetivo é discutir a construção de uma cadeia limpa e transparente de commodities para aumentar a produção de alimentos com a responsabilidade socioambiental.
Criado em 2009 para promover debates sobre as boas práticas ambientais na produção agropecuária, a terceira edição do Simpósio Alianças Socioambientais mostrará os resultados das pesquisas científicas que aliam produção e conservação ambiental e promoverá a discussão entre produtores rurais e pesquisadores a fim de buscar novas ideias sobre formas de produzir, lucrar e tornar a atividade rural mais sustentável.
Durante o encontro, a consultora jurídica da frente parlamentar da Agropecuária, Samanta Pineda, ministrará uma palestra sobre os impactos do novo Código Florestal, que prevê a alteração da atual legislação ambiental. As mudanças previstas pelo novo código tornaram-se o centro das atenções de ambientalistas e ruralistas, e mobilizaram a sociedade.
O evento também discutirá as tendências de certificação na agropecuária e sua influência no mercado, a importância da união entre os produtores e mostrará como construir e monitorar uma cadeia limpa no mercado de commodities. Todos esses temas serão baseados em pesquisas de palestrantes de renome internacional, como Daniel Nepstad, ecólogo florestal e diretor do Programa Internacional do IPAM; Leonardo Vilela, Secretário do Meio Ambiente do Estado de Goiás; e John Carter, Diretor Executivo da Aliança da Terra.
Para John Carter, o futuro reserva muitos desafios para sociedade, que já sofre com as mudanças climáticas e a degradação do meio ambiente. “As organizações e os governos estão envolvidos na busca por soluções. Mas o proprietário privado, o pecuarista, o agricultor e a pessoa que cuida da terra dificilmente são representados nessas discussões. Queremos que essas pessoas sejam inseridas nesse processo de decisão e o simpósio é uma grande oportunidade para que eles participem do debate”, defende John.
Aliança da Terra
Aliança da Terra foi fundada em 2004 por produtores e tem como objetivo equilibrar produção e conservação ambiental, buscando boas práticas agrícolas que sejam viáveis economicamente para o produtor rural e ao mesmo tempo promovam a responsabilidade socioambiental, seguindo as leis de proteção de reservas.
Graças aos resultados obtidos, a Aliança da Terra vem recebendo apoio de produtores rurais e entidades nacionais e internacionais interessadas no equilíbrio entre produção e conservação.
Ana Paula Moraes
Comunicação Interativa
(62) 3097-14016
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura