Epamig prepara edição 2011 da Expocafé
Sílvio José Elia Galvão assumiu nessa quinta-feira (03) a presidência do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa). Galvão substitui Baldonedo Arthur Napoleão, que ontem se desligou oficialmente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) para ocupar o cargo de Subsecretário do Agronegócio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. Segundo o Estatuto do Consepa, a partir do momento que alguém deixa a Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária (Oepa) é desligado instantaneamente do Conselho.
Até então, Galvão, que é presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), ocupava o cargo de vice-presidente do Consepa. Em nota, Baldonedo agradeceu o apoio e "a prazerosa convivência dos membros do Conselho". Ele ressaltou também que continuará acompanhando o trabalho das Oepas e estará pronto para contribuir para o fortalecimento da pesquisa agropecuária dos estados.
Silvio Galvão ocupa o cargo até o dia 29 de março, quando será realizada a Assembleia Geral Ordinária do Conselho para eleição do novo presidente do Consepa.
Silvio José Elia Galvão
Sílvio Galvão tem 45 anos e é Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É servidor público da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com lotação original no Centro de Ciência e Tecnologia Agropecuária (CCTA). Atualmente está à disposição da Pesagro.
Entre os diversos cargos já ocupados, Galvão foi Secretário Executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus–RJ), da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior (Seappi-RJ) e Subsecretário Adjunto de Desenvolvimento do Interior da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior no período de 2003 a abril de 2006.
Gestão 2007-2011
Baldonedo Arthur Napoleão assumiu a presidência do Consepa em março de 2007 e tinha mandato até final deste mês. Entre as principais ações de sua gestão estão a estruturação do Conselho, que hoje possui sede que funciona em Belo Horizonte (é itinerante), e o convênio do PAC Embrapa/Oepas assinado em 2008, quando foram aprovados mais de R$ 263 milhões para investimentos em infraestrutura e revitalização das unidades.
Outra grande conquista em sua gestão foi a publicação da Carta-Convite do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), exclusiva para as Oepas. Em dezembro de 2010 foram aprovados 13 projetos que ultrapassam os R$ 17 milhões.
Thiago Fernandes
ASCOM CONSEPA
(31) 3309-2643
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura