Integrantes do grupo gestor da Agricultura ABC se reúnem na Capital
À medida que a energia elétrica deixa de ser um subproduto das usinas de cana e passa a ser uma produção economicamente viável, o setor sucroalcooleiro investe, cada vez mais, em novas tecnologias que possibilitem a contenção de energia, com foco no aumento das vendas. E para atender essa grande demanda da indústria por geração mais produtiva a custos mais eficientes, a Siemens leva à Fenasucro & Agrocana 2011 (XIX Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira) soluções que oferecem maior eficiência energética e redução de custos operacionais para toda a cadeia de produção das usinas, desde a cogeração e automação, até a eletrificação. O evento acontece de 30 de agosto a 2 de setembro, em Sertãozinho (SP).
“O potencial desse mercado é bastante significativo, pois, além de fonte adicional de receita, ao transformar o bagaço em energia térmica e elétrica, a cogeração pode representar a oportunidade de renovação da estrutura da usina, com investimentos em novas máquinas e equipamentos mais modernos e eficientes”, conta Jorge Balanin, gerente da Siemens. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), para a safra brasileira de 2020/2021, com produção estimada em um bilhão de toneladas de cana, o potencial para geração de bioeletricidade apenas com o bagaço é de 7.600 MW médios, chegando a 14.400 MW médios com a utilização também da palha.
De olho nessas oportunidades, a Siemens mostrará, durante o evento, como suas instalações no Brasil estão prontas para suprir as necessidades locais. Exemplo disso é o aumento da capacidade de produção nacional de rotores de turbina de alto desempenho em seu complexo fabril de Jundiaí (SP).
A empresa tem, hoje, capacidade de produzir equipamentos com o dobro de potência (80 MegaWatts) devido à instalação de nova balanceadora de rotores em alta velocidade à vacuo, enquanto as áreas de serviços realizam o balanceamento para todos os tipos de turbinas e compressores industriais para Açúcar e Etanol. “Somos capazes de fornecer soluções integradas de automação, geração e transmissão de energia sob medida para a realidade das usinas brasileiras”, completa.
Fenasucro - XIX Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira
30 de agosto a 2 de setembro de 2011
13h às 20h
Centro de Eventos Zanini, Sertãozinho, SP
Rua B, n° 138
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura