Show Rural: Lanxess apresenta solução de tecnologia para tratamento de sementes

06.02.2009 | 21:59 (UTC -3)

A LANXESS, por meio de sua unidade de negócios Functional Chemicals (FCC), da 21ª edição do Show Rural Coopavel. Sob a coordenação da Coopavel Cooperativa Agroindustrial, que começa nesta segunda-feira (09/02), em Cascavel, no Paraná.

Um dos principais objetivos da feira é difundir e apresentar tecnologias que tenham como benefício aumentar a produtividade das pequenas e grandes propriedades rurais. Nesse contexto, a LANXESS apresentará o Levanyl® ST, solução para a coloração e fixação do tratamento de diversas culturas de sementes, sejam elas soja, milho, arroz, algodão, cevada ou trigo, além de forrageiras como fumo e feijão.

A proteção ao ataque de pragas e doenças que possam comprometer a boa produtividade da colheita é um dos principais motivos da demanda pelo produto. Segundo Marcelo Borges, representante técnico de vendas da unidade FCC, a atuação da LANXESS com essa solução na região Sul já representa 20% do faturamento da unidade de negócios. “Temos parcerias para o desenvolvimento de novos estudos relacionados à proteção de sementes com grandes instituições, como a Embrapa e Coodetech”, explica. No entanto, ele reforça ainda que a aplicação do produto para proteger a semente deve ser vista como uma etapa fundamental do processo e não a única solução para a boa qualidade da safra.

O Levanyl® ST é uma dispersão base água, ou seja, uma espécie de tintura auxiliar de sementes que tem como função principal, além da pigmentação (coloration), ajudar a agregar e fixar os defensivos agrícolas aplicados nos grãos (film coating). Essas características, inclusive, atendem às determinações da Lei 10.711, de 05/08/2003, do Sistema Nacional de Sementes e Mudas do Ministério de Agricultura, que estabelece a obrigatoriedade de uma clara identificação entre as sementes tratadas e não tratadas.

Entre as vantagens do produto listadas pela empresa estão a possibilidade de mais brilho e melhor homogeinização, plantabilidade devido ao aumento de fluidez das sementes e eficácia dos produtos fitossanitários, resultando em um tempo maior de fixação. Além disso, há melhores condições de trabalho devido a redução da poeira, proteção das sementes contra a variações de temperatura, umidade e danos físicos no processo de embalagem e armazenamento.

Em contrapartida ao uso de corantes que são solúveis em água, o polímero Levanyl® ST, por ser um pigmento orgânico, garante a insolubilidade em água, reduzindo assim o impacto ambiental, informa a empresa. O produto funciona como uma espécie de adesivo que garante a eficácia no tratamento da semente, já que mesmo com atritos, minimiza alguns problemas do cultivo, como danos mecânicos.

“Além das vantagens já mencionadas, vale ressaltar que o produto é elaborado com a adição de polímeros naturais que elimina qualquer suspeita de toxicidade, tanto para o ambiente quanto para a própria semente. Este conceito está totalmente alinhado com as diretrizes mundiais da LANXESS”, conclui Roberta Maturana, química e coordenadora de vendas da unidade de negócios.

Fonte: Communica Brasil - (11)3865-3534

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025