Show Rural de Inverno inova e apresenta Vitrine de Agroecologia na edição de 2024

Serão seis baterias técnicas com temas ligados à agricultura sustentável abordados ao longo do dia 28 de agosto

05.07.2024 | 16:01 (UTC -3)
Jean Paterno, edição Revista Cultivar
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Vitrine de Agroecologia, conhecida como “Vital”, será uma das grandes atrações do 5º Show Rural Coopavel de Inverno, que será realizado entre os dias 27 a 29 de agosto de 2024, em Cascavel, no Oeste do Paraná (PR). A iniciativa é um grande sucesso nas edições de verão do Show Rural, e está presente há mais de 20 anos na programação. Serão seis baterias técnicas com temas ligados à agricultura sustentável apresentadas em dois períodos, pela manhã e à tarde, no dia 28 de agosto.  

Cada uma das baterias, para públicos diferentes, vai trabalhar os seguintes assuntos: sistema de plantio direto para hortaliças, cultivo protegido, grãos sustentáveis, sistema de pecuária sustentável, sistema agroflorestal e mandala de plantas alimentícias não convencionais e plantas aromáticas. A expectativa é que cada turno tenha duração de três horas.

A Vitrine Agroecológica está ligada ao convênio Vitórias (Vitrines Tecnológicas para a Agroecologia e Sustentabilidade), parceria entre Itaipu Binacional, IDR-Paraná e Fapeagro (Fundação de Apoio à Pesquisa). Com essa nova atração, o Show Rural Coopavel de Inverno vai atrair ainda mais a atenção de agricultores familiares, produtores orgânicos e pessoas ligadas à agricultura sustentável, informa a engenheira agrônoma da área de socioeconomia do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Simone Grisa.

De todo o Oeste

Nessa primeira edição, a Vitrine Tecnológica  de Agroecologia contará com a participação de centenas de produtores rurais. Quatro roteiros estão em organização para permitir a participação de interessados nesses assuntos de toda a região, conforme Simone. Ônibus sairão, no início da manhã do dia 28 de agosto, de Foz do Iguaçu, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon e Laranjeiras do Sul em direção a Cascavel.

Paralelamente às baterias de temas da agroecologia, a Vitrine Tecnológica contará com outras atrações. Entre elas, estarão maquete de produção e certificação orgânica, plantas bioativas e bioconstruções. A vitrine é um projeto já consolidado com a participação de 14 parceiros, como institutos de pesquisa, universidades, organizações não governamentais, cooperativas e instituições de assistência técnica, além da Itaipu Binacional e Coopavel.

“Essa é uma novidade importante, porque reafirma um histórico compromisso da nossa cooperativa e do Show Rural com a agricultura familiar e com a produção sustentável, que estão fortemente integradas à tradição agropecuária do Oeste e do Paraná”, acentua o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

A quinta edição do Show Rural de Inverno terá abertura de portões, de 27 a 29 de agosto, a partir das 8h30. O acesso ao parque é gratuito, bem como a utilização de vagas do estacionamento. Como se trata de um evento de trabalho e de aprendizado, os visitantes serão convidados para almoçar no restaurante do parque, gratuitamente.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro