SFA-PB retira do mercado produtos de origem animal impróprios ao consumo

12.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

O Serviço de Inspeção e Saúde Animal (SISA), da Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba (SFA-PB), retirou do mercado local nos últimos meses quase uma tonelada de produtos industrializados de origem animal impróprios ao consumo humano.

 

O principal motivo das apreensões tem sido produtos alimentícios que sofreram descongelamento, principalmente peixe. Segundo o fiscal federal Antônio Hybernon, houve casos em que a apreensão do produto se deu porque não havia sequer registro nos órgãos fiscalizadores, caso, por exemplo, de queijos de coalho.

 

Foi identificado ainda alguns produtos que possuíam apenas registro no Serviço de Inspeção Estadual de Pernambuco e que, portanto, só poderiam ser comercializados naquele estado.

 

Entre os produtos apreendidos de várias marcas pelo SISA, estão queijos, hambúrgueres, espetinhos de carne bovina, lingüiças, salsichas, steaks, cortes de frango congelado e filé de peixes. “Os revendedores continuam desobedecendo a legislação ao tentar comercializar produtos fora das especificações estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, comenta Hybernon.

 

Dalmo Oliveira da Silva

Assessoria de Imprensa

(83) 3216-6325

dalmo.silva@agricultura.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025