Reunião sobre cereais de inverno em SP
Convênio para pesquisa da soja, celebrado pelo governador André Puccinelli e a Fundação MS, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Comércio, Indústria e Turismo (Seprotur), trará benefícios direitos às indústrias em Mato Grosso do Sul.
A declaração foi dada pela secretária da Seprotur, Tereza Correa da Costa Dias, segunda-feira (17/08), durante a solenidade de assinatura para a liberação dos R$ 696.667,20 mil destinados aos projetos de campo previstos no projeto.
Segundo explica a secretária Tereza Cristina, os recursos do convênio foram disponibilizados pelo Fundo de Apoio a Industrialização (FAI), que é vinculado a Seprotur, e do qual, é diretora executiva. Ela lembra que uma das prerrogativas do fundo é atuar no fomento a realização de estudos e pesquisas dos produtos vinculados às cadeias produtivas da economia estadual. “As pesquisas trarão benefícios direitos à melhoria da soja, importante matéria-prima para a indústria”, lembra, enfatizando ainda a importancia da Fundação MS no desenolvimento de diversos outras pesquisas diretamente ligadas ao aprimoramento industrial.
Com reflexos diretos em 20 municípios, com experimentos com diversos cultivares, o cronograma de trabalho que caberá a FUNDAÇÃO MS executar, usará os recursos destinados pelo Estado para validar e difundir as tecnologias de maior produtividade entre os produtores sul-mato-grossenses. Para o presidente da entidade, Antonio Reinaldo Schneid, a cerimônia marcou a realização de um sonho. “A fundação realiza um sonho, esperávamos este apoio que será significativa para nossas pesquisas”, e acrescentou, “nunca um governador esteve presente na Showtec – evento que a entidade realiza todos os anos em Maracaju – e o Governador André, já esteve em três edições”, salientou.
O vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), Eduardo Riedel, declarou que o convênio é mais do que um sonho, é o sinal claro e nítido de apoio ao desenvolvimento. “A importância deste convênio não é o valor dos recursos, mas o sinal do governo do Estado de que está ao lado da produção”, destacou.
Durante a solenidade, o governador André Puccinelli lamentou a demora na liberação dos recursos, e pediu que houvesse uma ação conjunta, com produtores e políticos, para aprimorar a legislação estadual. Ele lembrou que embora a arrecadação do governo estadual tenha sofrido os impactos da crise econômica mundial, é preciso contornar a burocracia estatal e simplificar a realização de novos convênios para multiplicar os benefícios destas ações.
“Temos sido parcimoniosos na liberação de recursos, mas quando se trata de avanço tecnológico, eu sou adepto da ciência”, e concluiu, “estes recursos são modestos, o governo deveria fazer e o fez”, conclui.
FUNDAÇÃO MS
Criada no início da década de 90, mais precisamente no dia 18 de março de 1992, por um grupo de produtores rurais do sul de Mato Grosso do Sul - ligados a uma cooperativa - a FUNDAÇÃO MS tem a finalidade específica de pesquisar e difundir tecnologias agropecuárias, visando atender toda a classe produtora. Com o início das atividades desta instituição de pesquisa, muito tem ganhado o setor produtivo do estado, principalmente com o desenvolvimento do Milho Safrinha, aumento significativo de produtividade da soja, biodiesel e agroenergia.
Além da pontual contribuição como geradora de conhecimentos locais e de tecnologias apropriadas para aplicação imediata dos resultados obtidos pelas pesquisas desenvolvidas nestes 17 anos de sua existência, a entidade ainda realiza um papel de destaque na transferência destas tecnologias, principalmente no aumento de produtividade das culturas de soja e milho no Estado, inclusive, com devido reconhecimento a nível nacional.
Alexssandro Loyola
Assessoria de Imprensa Seprotur
(067) 3318-5053 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura