Seprotur destaca excelência da agropecuária de MS no Dia do Produtor

28.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), destaca a excelência da agropecuária sul-mato-grossense no dia do Produtor Rural, comemorado nesta terça-feira (28/07).

A data, instituída pelo Decreto Nº 48.630, de 27 de julho de 1960, também marca as comemorações do 149º aniversário da criação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), órgão responsável pela criação e execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Para a titular da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, este é um dia para celebrar o empenho dos produtores, que mesmo diante das dificuldades e limitações econômicas, têm ampliado a produção brasileira e do Estado, investindo constantemente na melhoria da produtividade. Ela destacou a importante data durante o lançamento oficial do Plano Estadual de Florestas (PEF), realizado hoje pela manhã na Capital. “O empreendedorismo de nossos produtores está à frente deste processo que incrementa nossa agropecuária com novas atividades, como vem a ocorrendo no setor florestal e canavieiro”, conclui.

Ainda segundo Tereza, é um dia que deve ser lembrado e ressaltado porque o agricultor e a agricultura todas as vezes que é chamado responde pela produção fazendo o PIB do Brasil e colocando alimento na mesa do consumidor. “Quando o campo está bem à economia da cidade vai bem, porque o dinheiro que é gerado no campo irriga a economia do país”, compara.

INCENTIVO À PRODUÇÃO

Dentre as políticas do Estado ao fomento do setor agropecuário, a Secretária destaca os programas: Plano de Desenvolvimento da Agricultura (PDAgro), que é voltado aos produtores de algodão, milho, soja, e outros; Leitão Vida; Peixe Vida; Novilho Precoce; Ovino e Vitelo Pantaneiro. Ela lembra que por meio destas iniciativas, voltadas à melhoria tecnológica e de manejo, diversas atividades agregam valor aos produtos, ampliando a lucratividade.

“O algodão, a pecuária bovina e suína, são alguns exemplos da excelência do produtor sul-mato-grossenses, que tornou estes produtos referência no Brasil”, aponta Tereza.

Alexssandro Loyola e Cristiane Sandim

Assessoria de Imprensa Seprotur

(067) 3318-5053 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025