Senar-RS entrega certificados aos primeiros alunos de programa de treinamento em Agricultura de Precisão na APSUL América

23.09.2013 | 20:59 (UTC -3)

Entre os dias 24 e 26 de setembro de 2013 acontece a segunda edição da APSUL América - Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, no parque de exposições da Expodireto Cotrijal, em Não -Me-Toque. O evento é uma promoção do Sindicato Rural e Prefeitura de Não Me-Toque, Sistema Farsul, Cotrijal e Universidade Federal de Santa Maria. Na oportunidade, serão demonstradas as experiências de sucesso com a tecnologia, os trabalhos científicos, e as perspectivas de como a agricultura de precisão pode atender ao mundo sob aspectos sociais, levando em consideração suas características de desenvolvimento sustentável, tanto para o meio ambiente, quanto para a população. Outro diferencial da feira será a possibilidade de test drives e demonstrações práticas de atividades com as máquinas precisas. Conforme o chefe da divisão técnica do Senar-RS, João Augusto Telles, o Senar estará promovendo oficinas de agricultura de operação de máquinas precisas, com técnicos qualificados que ministram o programa de agricultura de precisão do Senar. “O evento nasceu praticamente junto com nosso projeto de programa de ensino em agricultura de precisão, há dois anos, e agora vamos consolidar as ações realizadas com os treinamentos também neste evento” – confirmou Telles. O Senar também fará a entrega dos certificados de participação para os primeiros integrantes do programa de agricultura de precisão do Senar realizado no Brasil.

Na América Latina, o Brasil é um dos países com maior potencial para o crescimento da agricultura devido ao solo apropriado, abundância de recursos hídricos e mão de obra disponível. O agronegócio brasileiro é responsável por 26,4% do PIB nacional e 39% dos empregos gerados. Neste contexto, o desenvolvimento da agricultura de precisão é o fator que faz estes números crescerem ano a ano.

O conjunto de técnicas consiste na melhor utilização dos recursos envolvidos no desenvolvimento de uma cultura com estudo e aplicação de ações que potencializam, por exemplo, a aplicação de insumos de forma localizada e corretiva na lavoura, práticas de amostragem georreferenciada de solo além de mapas de produtividade que fornecem a total visibilidade da lavoura. Outras conseqüências positivas são o incremento da informatização e da gestão na atividade.

Histórico da Agricultura de Precisão no RS: Em 2000 nasceu o Projeto Aquarius, formado por um grupo de empresas privadas, aliadas a Universidade Federal de Santa Maria tinham com o objetivo de comprovar a eficácia da Agricultura de Precisão. Para tal tarefa foi escolhida uma fazenda, onde seriam iniciados os estudos e análises dessa ferramenta, que até então era cercada de incertezas. A fazenda utilizada para os estudos foi a Fazenda Anna, localizada em nosso município, Não-Me-Toque no Rio Grande do Sul.

Passados nove anos de sucesso da Agricultura de Precisão, que podem ser comprovados pela sua adoção em escala comercial, em 2009, Não-Me-Toque foi intitulada como a Capital Nacional da Agricultura de Precisão, reconhecimento em prol do pioneirismo e difusão desta tecnologia em todo o Brasil e também no exterior.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025