SENAR-RS é integrante de Grupo de Trabalho do MAPA

03.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Alessandra F. Bergmann

O SENAR-RS à convite do Senar-Administração Central é uma das entidades que compõe o Grupo de Trabalho sobre Agricultura de Precisão criado pela Câmara Temática de Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura e Abastecimento – MAPA. Empresas fornecedoras de produtos, universidades e entidades prestadoras de serviços na área, reuniram-se no último mês em Brasília com o propósito de planejar ações para estimular a prática no âmbito nacional.

Os objetivos do grupo serão de apoiar o núcleo de apoio e a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão para fazer levantamentos de diagnósticos como: potencial produtivo e de mercado, padronização de métodos sobre a agricultura de precisão além de apoiar projetos de pesquisa sobre o tema. Foi a primeira reunião do grupo para nivelar informações sobre o uso da tecnologia no Brasil.

O chefe da divisão técnica do SENAR-RS apresentou o programa de treinamento em agricultura de precisão que o Senar passará a oferecer a partir de 2012 para os produtores gaúchos – “Será o primeiro programa de treinamento em agricultura de precisão do Brasil” – comentou. Atualmente a instituição está na fase final de preparação dos instrutores para atuar no programa que terá treinamentos técnicos gratuitos para produtores gaúchos.

Conforme Telles, na próxima reunião de trabalho será definido pelas entidades um instrumento de pesquisa que vai ajudar a mapear a quantidade de produtores que usam a agricultura de precisão. “Neste primeiro momento precisamos fazer um levantamento de quais culturas utilizam a tecnologia e qual a qualidade desta que é desenvolvida no país.” – explica Telles.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025