Fungicida Aproach Prima será destaque da DuPont na Expocafé 2011
Como forma de apoio à Campanha de vacinação contra a febre aftosa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PB) ministrou uma série de treinamentos em diversos municípios da Paraíba durante a 1° etapa da campanha, que ocorreu no período de 1 a 31 de maio.
Os 15 treinamentos realizados tiveram como foco capacitar os participantes no manuseio, armazenamento e aplicação de medicamentos injetáveis, vitaminas, soros, antibióticos e analgésicos, com o objetivo de diminuir o número de bovinos contaminados na Paraíba.
Foram capacitados mais de 200 produtores rurais dos municípios de Casserengue, Umbuzeiro, Campina Grande, Manaíra, Aroeiras, Bom Sucesso, Catolé do Rocha, Santa Luzia, Brejo dos Santos, Coremas e Várzea.
Além de informações de como a aplicar e conservar a vacina, os alunos receberam informações sobre as vantagens e os benefícios da vacinação, sobre a real situação do rebanho paraibano e sobre as metas estipuladas pelo MAPA para os estados do Nordeste e todo o país.
Os treinamentos oferecidos fazem parte do esforço do Sistema FAEPA/SENAR-PB em conscientizar os produtores rurais e incentivar a vacinação de todo o rebanho paraibano contra a febre aftosa.
A campanha de vacinação contra a febre aftosa tem como meta para 2011, vacinar 90% do rebanho paraibano e fazer com que a Paraíba e todo o Nordeste alcance o status de zona livre de aftosa com vacinação. Esta meta foi estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A 1ª etapa da campanha no Estado seguiu o calendário instituído pelo MAPA e foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), com a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/PB) e o segmento produtivo paraibano, no mês de maio. A próxima etapa deverá acontecer em novembro.
O relatório com o resultado parcial das vendas de vacina superou as expectativas e todas as etapas anteriores. Segundo o médico veterinário da Gerência Operacional de Defesa Animal, Tamer Belchior Nogueira do Lago, nas duas primeiras semanas da etapa foram comercializadas para produtores da Paraíba, cerca de 300.000 doses de vacina contra a febre aftosa, um recorde de vendas para este período.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura