Já estão no ar os papéis de parede de novembro do Grupo Cultivar
Dias 3 e 4 de novembro o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – Senar/MS - promoverá oito cursos de capacitação. Os municípios de São Gabriel do Oeste, Rio Brilhante, Bataguassu, Taquarussu, Três Lagoas, Batayporã, Angélica e Itaporã serão beneficiados. Os treinamentos são gratuitos, mas os interessados precisam ter 18 anos ou mais para participar.
As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural desses municípios. Em São Gabriel do Oeste, Rio Brilhante e Bataguassu, o curso oferecido é “Preparo Artesanal de Produtos de Limpeza”. A capacitação acontece nos dias 3 e 4 e ensina aos trabalhadores rurais e suas famílias a preparar produtos de limpeza para consumo próprio. “É uma forma de garantir economia, uma vez que não é necessário comprar produtos de limpeza e sim, fazer seu próprio material”, explicou a gestora de Educação, Maria do Rosário.
Em Três Lagoas, o curso também envolve economia. A qualificação “Família e Qualidade de Vida e Controle do Orçamento Familiar”, é realizado em parceria com o Sindicato Rural do município. Já em Taquarussu, a capacitação vai ensinar aos participante a biologia das formigas cortadeiras para definição do método de controle, por meio de técnicas adequadas. Em sua programação, o curso aborda a importância do controle de formigas cortadeiras, a identificação dos gêneros e espécies, a biologia desse inseto, a localização e dimensionamento do formigueiro, os métodos de prevenção e controle e o uso correto e seguro de produtos fitossanitários utilizados no controle de formigas cortadeiras.
Os trabalhadores do município de Batayporã poderão fazer o curso “Casqueamento e Manutenção de Cascos de Equideos”, enquanto que “Relações Interpessoais no Trabalho e para a Vida” será oferecido em Angélica. Em Itaporã, os moradores poderão participar da qualificação “Educação Ambiental no Campo”.
A agenda dos cursos do Senar/MS estão no site da instituição –
. Os moradores interessados nesses e em outros treinamentos devem procurar diretamente o Sindicato Rural do seu município. Conforme a demanda dos cursos, sempre focados na população rural, o Senar viabiliza as qualificações.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura