Artigo - Adubação com manganês para o controle do “amarelão” da mandioca
O uso de defensivos agrícolas é um dos principais métodos de combate a doenças e pragas nas lavouras. Porém, saber aplicar corretamente os agrotóxicos é essencial para garantir a qualidade da produção, não trazer riscos à saúde do agricultor e ao meio ambiente. É por isso, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES) e o Sindicato Rural de Iúna/ES vão promover treinamento na área, entre os dias 5 e 7 de dezembro.
A capacitação em defensivos agrícolas acontece no Córrego Laranja da Terra, no interior do município. O objetivo é evitar acidentes provenientes da utilização desses produtos, observando as medidas corretas de segurança. Com atividades teóricas e práticas, os alunos receberão dicas sobre técnicas de manuseio e aplicação de agrotóxicos de forma segura e precisa, além de orientações sobre os riscos de contaminação.
Temas como sinais e sintomas de intoxicação, medidas de primeiros socorros, rotulagem e sinalização de segurança, medidas higiênicas durante e após o trabalho e uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI) também serão abordados.
O uso do EPI, como calça, jaleco, luvas, óculos, boné, botas, entre outros acessórios, é obrigatório para todos que trabalham com aplicação de agrotóxicos, de acordo com a NR 31(Norma Regulamentadora Nº 31, do Ministério do Trabalho e Emprego). Seu uso também é recomendado não apenas para a aplicação do produto, mas também para o transporte, armazenamento e preparo do defensivo.
Mais informações: Sindicato Rural de Iúna – (28) 3545-1438 / Senar/ES – (27) 3185-9202
Danielle Ewald
Iá! Comunicação
(27) 3314-5909
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura